"Os homens tendem a ter lesões causadas por exageros", diz o ex-corredor olímpico Jeff Galloway, colunista da revista Runner's World e autor do Guia Completo de Corrida para as Mulheres, que ele co-escreveu com sua esposa, Bárbara. "As mulheres não forçam tanto quando estão começando, mas por terem baixa densidade óssea, são mais propensas a fraturas por estresse."
Começando a correr novamente
Como voltar para a corrida? Comece com sua dieta. Para abastecer uma corrida, Galloway recomenda manter-se bem hidratado, bebendo pelo menos 1 copo de líquidos não alcoólicos oito vezes por dia e comer um lanche, com pouco açúcar, 30 minutos antes de você começar a corrida. Ele sugere a metade de uma barra energética ou uma bebida esportiva.
Hoje, Brickhouse corre cerca de 35 quilômetros por semana, onde quer que esteja. Para ela, correr é a maneira ideal para ficar em forma e manter-se conectada com amigos. "As mulheres tendem a responder melhor à execução em grupos", diz Galloway. "É muito poderoso para as mulheres, ajuda a mantê-las motivadas."
Os homens, porém, muitas vezes, correm sozinhos. Galloway alerta para não ficarem demasiadamente entusiasmados no início. "Há homens que não fizeram qualquer exercício real em 20 anos e de repente decidem correr como faziam na escola. – O que é uma fórmula para o desastre”.
O Índice de Caminhar - Andar
Galloway, que trabalha com atletas em todas as idades e níveis, ensina uma técnica que permite o corpo se adaptar com facilidade em seu novo tipo de movimento. Começando com a corrida, diz ele, deve ser executada por 5 a 10 segundos de cada minuto, andando o resto de cada minuto. Gradualmente, a relação corrida/caminhada mudará com o fortalecimento dos músculos e os ajustes das articulações.
Regras de duração
Aqui estão algumas dicas de Jeff Galloway para mantê-lo na corrida e fora da lista de feridos.
Ganhe benefícios, não dor. "Siga a regra de xingar e bufar: Se você está xingando e bufando no final de uma corrida, você exagerou", diz Galloway, que aconselha uma introdução lenta e de fácil execução. "A linha fundamental: Você precisa monitorar seu sofrimento e suas dores."
Evite baixar o ânimo. Feita incorretamente, a corrida pode causar uma série de desconforto e até lesões, diz Galloway. "As pessoas se sentem desencorajadas e sentem que não são projetadas para correr. Realmente, eles só precisam corrigir os seus índices de caminhada / corrida [até que se sintam bem]."