ADVERTÊNCIA

As informações contidas neste blog são apenas para fins informativos. NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. O autor não se responsabiliza por quaisquer consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar ou ação resultante da leitura ou utilização das informações contidas neste blog. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

EXERCÍCIOS E RELAXAMENTO: TUDO A VER.


 Fonte: Harvard Medical School

Descanso e relaxamento. Os dois nem sempre andam juntos. É verdade que você pode se reorganizar e recarregar as energias com um pouco de descanso e uma pausa em sua vida agitada. Mas, talvez surpreendentemente, a atividade física e exercícios específicos podem ser os caminhos para eliminar o stress e a ansiedade e ajudar a relaxar.

Como o exercício alivia o stress e ansiedade

Exercícios aeróbicos regulares trazem mudanças notáveis ​​para o corpo, metabolismo, coração e ânimo. Eles podem alegrar e relaxar, proporcionar estímulo e calma, conter a depressão e dissipar o estresse. É uma experiência comum entre os atletas de resistência e foi verificado em ensaios clínicos que têm utilizado com sucesso o exercício para tratar transtornos de ansiedade e depressão clínica.

Como os exercícios podem ajudar com problemas tão difíceis como a ansiedade e a depressão? Existem várias explicações, algumas químicas, outras comportamentais.

Os benefícios mentais dos exercícios aeróbicos têm uma base neuroquímica. Exercício reduz os níveis dos hormônios do estresse, tais como adrenalina e cortisol. Também estimula a produção de endorfinas, substâncias químicas do cérebro que são analgésicos naturais do corpo e elevadores do humor. As endorfinas são responsáveis ​​pelo "barato do corredor" e pelos sentimentos de relaxamento e otimismo que acompanham muitos treinos duros.

Fatores comportamentais também contribuem para os benefícios emocionais do exercício. Como diminui sua cintura e aumenta força e a resistência, sua autoestima vai melhorar. Você vai ganhar um senso de domínio e controle, de orgulho e autoconfiança.

Exercícios e esportes também oferecem oportunidades para ficar longe dos problemas e também para desfrutar de alguma solidão ou para fazer amigos. Fazer exercício deve ser sinônimo de diversão e relaxamento. Enquanto seu corpo está ocupado, sua mente vai se distrair das preocupações da vida diária e ficará livre para pensar criativamente.

Quase todos os tipos de exercício irão ajudar. Muitas pessoas acham que o uso de grandes grupos musculares de forma rítmica e repetitiva funciona melhor; chama-se de “meditação muscular”. Caminhadas e corridas são ótimos exemplos. Mesmo uma simples caminhada de 20 minutos pode limpar a mente e reduzir o estresse. Mas algumas pessoas preferem exercícios vigorosos que queimem o estresse junto com calorias. Essa é uma razão das máquinas elípticas serem tão populares. E os mesmos exercícios de alongamento que ajudam a relaxar os músculos após um treino duro vão ajudar a relaxar a sua mente também.

Adicionando relaxamento ao descanso

Músculos estressados são músculos tensos e duros. Aprendendo a relaxar os músculos, você será capaz de usar seu corpo para dissipar o stress.

Relaxamento muscular demora um pouco mais para aprender do que a respiração profunda. E também toma mais tempo. Mas mesmo se essa forma de relaxamento exigir um pouco de esforço, ela pode ser uma parte útil do seu programa de controle de stress.

Veja como funciona:

Relaxamento muscular progressivo deve ser executado em um lugar tranquilo e isolado. Você deve estar confortavelmente sentado ou estendido em um colchão firme ou tapete. Até que você aprenda a rotina, tenha alguém para ditar as direções ou grave você mesmo em uma fita.

Relaxamento muscular progressivo se concentra sequencialmente sobre os principais grupos musculares. Aperte cada músculo e mantenha a contração por 20 segundos antes de liberá-lo lentamente. Enquanto o músculo relaxa, concentre-se na liberação da tensão e na sensação de relaxamento. Comece com os músculos faciais, então trabalhe o resto do corpo.

Testa: Enrugue a testa e arqueie suas sobrancelhas. Segure e relaxe.

Olhos: Feche os olhos com força. Segure e relaxe.

Nariz: Enrugue o nariz e dilate suas narinas. Segure e relaxe.

Língua: Empurre a sua língua firmemente contra o céu da boca. Segure e relaxe.

Rosto: Faça careta. Segure e relaxe.

Mandíbula: Cerre os maxilares com força. Segure e relaxe.

Pescoço: Tencione seu pescoço levando o queixo para baixo em direção ao peito. Segure e relaxe.

Costas: Arqueie suas costas. Segure e relaxe.

Peito: Inspire o mais profundamente possível. Segure e relaxe.

Estômago: Tencione os músculos do estômago. Segure e relaxe.

Nádegas e coxas: Tencione suas nádegas e músculos da coxa. Segure e relaxe.

Braços: Tencione seu bíceps. Segure e relaxe.

Antebraços e mãos: Tencione seus braços e cerre os punhos. Segure e relaxe.

Panturrilha: Pressione os pés para baixo. Segure e relaxe.

Tornozelos e pés: Puxe seus dedos do pé para cima. Segure e relaxe.

Toda a rotina deve levar de 12 a 15 minutos. Pratique-a duas vezes por dia, com expectativa de dominar a técnica e experimentar algum alívio do estresse em cerca de duas semanas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário