ADVERTÊNCIA

As informações contidas neste blog são apenas para fins informativos. NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. O autor não se responsabiliza por quaisquer consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar ou ação resultante da leitura ou utilização das informações contidas neste blog. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde.

sexta-feira, 2 de março de 2012

4 FORMAS DE CONTROLAR A FIBROMIALGIA COM DIETA

Nova pesquisa mostra que estes procedimentos podem aliviar a dor

Fonte: prevention.com/health

A fibromialgia, uma doença crônica que causa dor e inchaço em mais de uma dúzia de pontos em todo o corpo, afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Como os médicos ainda não têm certeza da causa da fibromialgia, o tratamento pode ser frustrante (e muitas vezes um processo de tentativa e erro). "Apenas 30% dos sintomas da fibromialgia  respondem positivamente às atuais estratégias farmacêuticas disponíveis no mercado.

É por isso que muitos pacientes estão tomando essas questões em suas próprias mãos  e experimentando tratamentos alternativos, incluindo mudanças na dieta. Quarenta e dois por cento dos pacientes com fibromialgia relataram que os sintomas pioraram após a ingestão de determinados alimentos e, apesar de grande parte da pesquisa estar em suas fases preliminares, há alguma evidência de que ajustes simples na dieta podem aliviar a dor. Continue lendo para obter cinco regras alimentares para pacientes com fibromialgia. Só não se esqueça de consultar seu médico antes de alterar drasticamente sua dieta.


1 - Carregar em vitamina D

Muitos adultos são deficientes em vitamina D, para começar, mas esta vitamina do sol pode ser vital para pacientes com fibro. A deficiência de vitamina D pode imitar alguns dos sintomas da fibromialgia. Estudos mostram que a deficiência de vitamina D pode causar dores ósseas e musculares. Assim, levantar os níveis desta vitamina  difícil de obter, pode ajudar. Um estudo feito em 2008 descobriu que pacientes com dor  que apresentaram baixos níveis de vitamina D necessitaram de quase o dobro da dose de analgésicos quando comparados com aqueles com níveis adequados. Especialistas recomendam tomar um suplemento, especialmente durante o inverno.


2 - Evite aditivos

Aditivos alimentares comuns como o glutamato monossódico e aspartame, podem atuar como moléculas excitotoxinas, um grupo químico que tem a capacidade para ativar os neurônios que aumentam a sensibilidade à dor. Curiosamente, eliminar estes aditivos pode ajudar, e um estudo muito pequeno de quatro pacientes descobriu que a eliminação do glutamato e do aspartame resultou em uma redução dos sintomas da fibromialgia. A pesquisa está longe de ser definitiva, mas pode valer a pena tentar se você perceber que seus sintomas se agravarem após uma comida chinesa ou bebidas dietéticas.


3 - Diga sim para o peixe

Os ácidos graxos Omega-3, encontrados nos peixes gordos como o salmão, nozes e semente de linhaça, são conhecidos por reduzir a inflamação e ajudam a prevenir doenças cardiovasculares. No entanto, essas também podem ajudar pacientes com dor. Um estudo de 2007 descobriu que depois de apenas três meses de suplementos de Omega-3, sintomas como rigidez matinal e articulações dolorosas tendem a diminuir. Embora este estudo não tenha sido feito com portadores da fibromialgia (incluiu artrite reumatóide (AR), síndrome do intestino irritável (SIR) e dismenorréia), os resultados são promissores. Pacientes com fibromialgia muitas vezes têm co-morbidades, tais como SIR e AR, de modo que o ômega-3 pode beneficiá-los também. Tente adicionar salmão ou nozes à sua dieta, ou, se você não gosta desses alimentos, tente adicionar a linhaça ao seu cereal ou aveia.


4 – Cuidado com a cafeína

Como a insônia é comumente associada com a fibromialgia, pode ser tentador abastecer-se no café para passar o dia. Isto, no entanto, pode ser um erro. Alguns pacientes usam a cafeína para compensar por não dormirem bem, o que pode levar a um problema circular onde a "solução" de tomar cafeína para ficar acordado, na verdade está causando o problema de não dormir à noite. A cafeína pode deixá-lo propenso a um acidente e, se  consumida no final do dia, pode perturbar horários de sono. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário