Fonte: Harvard Medical School
Você pode iniciar um programa de exercícios eficaz utilizando apenas o que a natureza lhe deu: seu corpo. Mas, como a atividade regular continua a ser uma meta distante para a maioria das pessoas, uma indústria multibilionária floresceu em torno da promessa de sucesso infalível. Membros de clubes de saúde e equipamentos de exercícios domésticos são soluções excelentes para muitas pessoas. Porém, mantenha estes cuidados em mente:
· Mesmo o melhor equipamento só produz resultados quando usado regularmente.
· Aprenda a usar o equipamento adequadamente para evitar lesões que poderiam inutilizar você temporariamente ou permanentemente.
· Os equipamentos de exercício vêm em todos os tamanhos, formas e preços. Vale a pena verificar classificações de consumo e seguir as nossas outras dicas para os consumidores inteligentes antes de fazer sua compra.
Seguem-se alguns princípios que você deve saber.
Equipamento de cardio
Se você parar por qualquer ginásio, você vai ver fileiras de máquinas projetadas para simular o ciclismo, caminhada e corrida, canoagem, remo, esqui e step. Sejam motorizadas ou não, dimensionadas para o uso pesado na academia ou em versões mais leves para uso doméstico, estas máquinas oferecem bom treinamento cardíaco que queima calorias e gordura.
Atenção: esses equipamentos podem incentivá-lo a intensificar seus treinos, mas é importante que você consulte seu médico antes de iniciar ou modificar qualquer atividade.
A seguir estão alguns dos mais populares tipos de equipamentos para exercícios aeróbicos.
Simulador de esqui
Esse equipamento permite que você exercite braços e pernas ao mesmo
tempo, como você faria praticando esqui cross-country. O movimento de deslizamento não força os joelhos. Em algumas máquinas, você tem que mover um esqui à frente para fazer o outro movimentar de volta. Em outros, os esquis se movem de forma independente. Além disso, certas máquinas de esqui usam cordas, enquanto outras são fixas. Confira todos esses tipos para ver qual é mais confortável para você.
Os elípticos
Estas máquinas fornecem um movimento circular para cima e para baixo, que é um cruzamento entre uma máquina de esqui e um stepper. Eles fornecem um treino quase livre de impacto, que é bom para as articulações. Resistência e qualidade podem ser ajustadas automaticamente ou manualmente em alguns modelos, e alavancas com manoplas para trabalhar a parte superior do corpo podem estar disponíveis também. Pode demorar um pouco para se acostumar com o movimento incomum. Atente para o guidão e pedais confortáveis antiderrapantes, com sulcos curvos. Experimente a máquina em diferentes velocidades e graus para ter certeza que se sente estável.
Máquinas de remo
Trabalham as costas, braços e pernas ao mesmo tempo, oferecendo o mais próximo possível de um treino de corpo total, disponível a partir de uma máquina. A menos que você esteja acostumado a remar, inicialmente poderá sentir-se estranho, e algumas pessoas acham difícil na parte de trás. Ao comprar uma, considere modelos de roldanas em vez de modelos de pistão para uma experiência de remar mais realista.
Steppers
Estas máquinas fornecem um exercício de baixo impacto que se aproxima a subir lances de escadas. Alguns modelos têm alavancas com manoplas para trabalhar braços também. Iniciantes podem considerar as máquinas extenuantes, e o movimento pode ser duro para os joelhos. Procure máquinas que fornecem movimento independente dos pés e são equipadas com corrimãos de escadas e plataformas de grande porte.
Bicicleta estacionária
Uma bicicleta ergométrica não exige treinamento e é fácil de usar, embora possa ser desconfortável se utilizada por muito tempo. Não é muito eficaz na prevenção da osteoporose, mas, como exercício de peso, fornece um excelente treino cardiovascular. Procure um modelo com um assento confortável, ajustável e encaixes para os pés.
Esteira
Esta máquina permite-lhe caminhar ou correr dentro de casa. Alguns modelos oferecem uma superfície flexível que força menos as articulações. Opte por uma esteira motorizada. Ao comprar atente para um motor forte (a máquina irá durar mais tempo), uma esteira longa e larga o suficiente para o seu passo, uma estrutura robusta com trilhos laterais dianteiros de segurança, e um dispositivo de paragem de emergência. Você deve ser capaz de ajustar a velocidade e qualidade para que você possa andar em um ritmo confortável.
Equipamento de musculação
Por gravidade, aproveitando o peso corporal, peso externo, ou tensão como uma força de resistência, estes dispositivos ajudam a criar a força. Tal como acontece com o equipamento de cardio, estilos e preços variam muito, de equipamento profissional caro mais frequentemente encontrado em academias a modelos domésticos portáteis com preços acessíveis.
Se você está apenas começando, você pode economizar uma fortuna, selecionando alguns princípios básicos - tênis confortáveis, pesos de mão ou faixas e cordas de resistência - em vez de investir uma soma considerável de dinheiro em máquinas de musculação.
Caneleiras com peso
Estes são opcionais para exercícios de força como fortalecimento de perna e extensão do quadril. Procure por caneleiras confortavelmente acolchoadas com bolsos projetados para manter as barras de peso e adicionar à medida que você progredir.
Colchonete
Escolha um antiderrapante, bem acolchoado para exercícios de solo. Um tapete grosso ou toalha também servem.
Pesos de mão
Dependendo de sua força atual, comece com conjuntos de pesos mais baixos como 1 ou 2 quilos. Aumente o peso conforme seu progresso. Halteres com barras centrais e acolchoadas e pesos em forma de D são fáceis de segurar.
Cordas e faixas de resistência
Faixas de resistência ou cordas podem ser utilizadas para um treino de força de corpo inteiro. Características atraentes incluem o baixo custo, peso leve, portabilidade e facilidade de armazenamento. Tal como acontece com pesos, você pode medir quão desafiante é a resistência e quantas repetições de um exercício você pode fazer: se menos de oito, a resistência é muito alta, se mais de 12, é muito baixa. Posicionar as mãos ou os pés mais próximos ou mais distantes na faixa ou na corda antes de iniciar um exercício ajuda a variar a resistência. Experimente diferentes posições para aprender quais repetições são mais fáceis ou mais difíceis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário