ADVERTÊNCIA

As informações contidas neste blog são apenas para fins informativos. NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. O autor não se responsabiliza por quaisquer consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar ou ação resultante da leitura ou utilização das informações contidas neste blog. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

AS MELHORES E PIORES FORMAS PARA COZINHAR OS VEGETAIS


Fonte: organicgardening.com

Você acha que uma dieta com vegetais crus é a melhor maneira de conseguir a nutrição ideal? Pense bem! Cozinhar vegetais ajuda a amolecer suas resistentes e fibrosas cascas e liberar todo o material nutritivo que se encontra dentro. Na verdade, alguns legumes, como o tomate, são realmente mais saudáveis se você comê-los cozidos, porque o processo de cozinhá-los aumenta seus níveis de licopeno, um potente antioxidante. O único problema é que nem todos os métodos de cozimento fazem o mesmo efeito. Alguns impulsionam o conteúdo de nutrientes; alguns o eliminam. Alguns adicionam gordura indesejada, enquanto outros adicionar a quantidade ideal para o seu corpo absorver todos os nutrientes dos vegetais.

Aqui está o que você precisa saber sobre cozinhar seus legumes para a nutrição ideal:

1. Microondas

Quando em dúvida, cozinhe seus vegetais no microondas para a preservação máxima dos antioxidantes. De acordo com um estudo espanhol de como os vários métodos de cozimento impactam a capacidade antioxidante dos vegetais, o microondas reina supremo no preparo dos vegetais para reter seus nutrientes. Exceção: Mantenha a couve-flor longe do microondas, pois ela perde mais de 50 por cento de seus antioxidantes se preparada dessa forma.


2. Grelhar

Beterraba, aipo, cebola, acelga e feijão verde cozinham muito bem na grelha. Grelhar contribui com a retenção dos antioxidantes como o microondas, de acordo com os pesquisadores espanhóis. CUIDADO: As chapas são muitas vezes revestidas em produtos químicos antiaderentes que facilitam o cozimento e a limpeza, mas podem conter toxinas ligadas ao câncer. Dê preferência às chapas e frigideiras grossas sem o revestimento.


3. Assar

Com base nos resultados do estudo, assar suas alcachofras, aspargos, brócolis e pimentão, mantém seus valores de antioxidantes, mas não as cenouras, couve de Bruxelas, couve-flor, alho-poró, ervilhas, abobrinha, cebola, feijão, aipo, beterraba e alho, que tiveram diminuição dos níveis de nutrientes. Onde o processo de assar realmente brilha é com feijão verde, milho, berinjela, acelga e espinafre, que tiveram os seus níveis de antioxidantes aumentados após o cozimento. 

   
4. fritar

Não é nenhuma surpresa que este método falhou no teste quando se trata de antioxidantes e níveis de nutrição. Além de adicionar de forma demasiada gordura à sua refeição, que causa uma perda entre 5 e 50 por cento dos nutrientes de cada vegetal.



5. Panela de pressão e ferver

De um modo geral, não use esses métodos se você quiser manter os antioxidantes em seus vegetais. "Em resumo, a água não é o melhor amigo do cozinheiro quando se trata de preparar legumes", dizem os pesquisadores. Ervilhas, couve-flor e abobrinha são particularmente suscetíveis a perderem nutrientes através de ebulição. Se você precisa ferver os legumes, guarde a água da fervura, rica em nutrientes e use-a na próxima vez que você fizer uma sopa ou molho.

É claro que há sempre exceções, e, neste caso, são as cenouras. Um estudo feito na Itália em 2008 descobriu que as cenouras fervidas impulsionaram seu conteúdo de carotenóide mais do que cozidas no vapor ou fritas.

6. Vapor

Esses mesmos pesquisadores italianos descobriram que o cozimento no vapor é o melhor método para preservar antioxidantes encontrados nos brócolis e abobrinha. Mas, ao contrário do que você pode pensar, isso pode não ser a forma mais saudável de preparar vegetal em qualquer caso. Muitas das vitaminas e nutrientes dos vegetais são solúveis em gordura, ou seja, seu corpo os absorve melhor na presença de gordura. Se você preferir cozinhar os legumes no vapor, cubra-os com uma pequena quantidade de azeite antes de servir para aumentar a absorção de nutrientes.


7 Refogar (saltear)

Nenhum dos estudos sobre os níveis de nutrientes e técnicas culinárias incluiu refogar os legumes em fogo alto com um pouco de óleo. No entanto, o processo de saltear é semelhante ao de microondas: cozinhe os legumes em fogo alto em um curto espaço de tempo. Isso minimiza a perda de nutrientes, e o óleo em que você os está cozinhando ajuda seu corpo a absorver mais nutrientes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário