Milhões de pessoas simplesmente não estão se movendo o suficiente para atender o limite mínimo para uma boa saúde - isto é, queimando pelo menos 700 a 1.000 calorias por semana através de atividades físicas. Os benefícios do exercício podem parecer bons demais para ser verdade, mas décadas de ciência sólida confirmam que o exercício melhora a saúde e pode estender sua vida. Exercitar-se um pouco, como meia hora de atividade física de intensidade moderada ao dia, pode ajudar a evitar uma série de doenças graves, incluindo doenças cardíacas, diabetes, depressão e vários tipos de câncer, especialmente de mama e cólon. O exercício regular pode também ajudar a dormir melhor, reduzir o estresse, controlar seu peso, alegrar o seu humor, aguçar o seu funcionamento mental e melhorar sua vida sexual.
Um programa de exercícios bem ajustado tem quatro componentes: atividade aeróbica, treinamento de força, treinamento de flexibilidade e exercícios de equilíbrio. Cada um beneficia o seu corpo de uma maneira diferente.
O exercício aeróbico é a peça central de qualquer programa de fitness. Quase todas as pesquisas sobre os benefícios de combate a doenças do exercício giram em torno da atividade cardiovascular que inclui caminhadas, corrida, natação e ciclismo. Os especialistas recomendam intensidade moderada quando você executa exercícios aeróbicos – a caminhada rápida que acelera a sua respiração é um exemplo. Este nível de atividade é seguro para quase todos e fornece os benefícios de saúde desejados. Benefícios de saúde, adicionais, podem surgir com o aumento da intensidade.
Treinamento de força ou de resistência, como exercícios com faixas elásticas e o uso de aparelhos de musculação ou pesos livres, é importante para a construção muscular e proteção óssea.
Os ossos perdem cálcio e enfraquecem com a idade, mas o treinamento de força pode ajudar a retardar ou até mesmo reverter esta tendência. Não apenas o treinamento de força pode fazer você parecer e se sentir melhor, mas também pode resultar em melhor desempenho das atividades cotidianas, como subir escadas e carregar pacotes. Músculos mais fortes também significam uma melhor mobilidade e equilíbrio, e, assim, um menor risco de cair e ferir-se. Além disso, mais massa magra auxilia o corpo no controle de peso, pois cada quilo de músculo queima mais calorias do que seu equivalente em gordura.
Em suma, a prática de exercícios pode:
* Reduzir suas chances de contrair uma doença cardíaca. Para quem já tem doença cardíaca, o exercício reduz as chances de morte.
* Diminuir o seu risco de desenvolver hipertensão e diabetes.
* Melhorar o seu humor e funcionamento mental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário