ADVERTÊNCIA

As informações contidas neste blog são apenas para fins informativos. NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. O autor não se responsabiliza por quaisquer consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar ou ação resultante da leitura ou utilização das informações contidas neste blog. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde.

sábado, 10 de outubro de 2015

A VERDADE SOBRE O CHÁ DE HIBISCO

Fonte: webmd.com

Foi divulgado pela imprensa brasileira que a modelo e atriz Laura Keller afirmou que um dos segredos para manter seu corpo é consumir regularmente chá de hibisco. 

Pronto, mesmo que essa não seja a intenção da modelo, é bem provável que muita gente vá sair à procura dessa planta buscando milagres sem se preocupar com os efeitos que os produtos naturais podem fazer à nossa saúde. Então, pensando no bem estar de todos, vamos saber um pouco sobre essa plantinha e conhecer qual é realmente a verdade sobre os efeitos do hibisco em nosso organismo.

INFORMAÇÃO GERAL

O Hibisco é muito utilizado na culinária. Várias partes da planta são usadas ​​ como aromatizante para fazer doces, especiarias, sopas e molhos. As flores são usadas como medicamento para o tratamento de perda de apetite; constipações; doenças do coração e dos nervos; dor e inchaço (inflamação) do trato respiratório superior; retenção de líquidos; irritação do estômago e distúrbios de circulação; para dissolver catarro; como um laxante suave; e como um diurético para aumentar a produção de urina.

USOS & EFICÁCIA

Como funciona?

Os ácidos produzidos pelo hibisco podem funcionar como laxante. Alguns pesquisadores acreditam que outros produtos químicos no hibisco podem ser capazes de reduzir a pressão arterial; diminuir espasmos no estômago, intestinos, e útero; e funcionar como antibióticos para matar bactérias e vermes.

O que é verdade nisso?

Possivelmente o Hibisco é realmente eficaz para tratar a pressão alta. Algumas pesquisas precoces mostram que beber chá de hibisco por 2 a 6 semanas diminui a pressão arterial em pessoas com pressão arterial levemente elevada. Outra pesquisa, ainda mais precoce, mostra que tomar um extrato de hibisco por via oral durante 4 semanas pode ser tão eficaz quanto os medicamentos prescritos para reduzir a pressão arterial em pessoas com uma leve ou moderada elevação da pressão arterial. No entanto, uma análise dos resultados de vários estudos clínicos sugere que não há provas suficientes para tirar conclusões fortes sobre os efeitos do Hibisco na redução da pressão arterial elevada.

Outros efeitos atribuídos ao Hibisco, como controlar o colesterol, não têm provas suficientes para confirmá-los.  Algumas pesquisas iniciais sugerem que tomar extrato de hibisco por via oral ou consumir o chá de hibisco pode diminuir os níveis de colesterol em pessoas com síndrome metabólica ou diabetes. No entanto outra pesquisa, também inicial, mostra que tomar um extrato específico de folhas de hibisco por 90 dias não melhora os níveis de colesterol em pessoas com colesterol alto. Além disso, tomar o extrato de hibisco, por via oral, durante 12 meses não parece reduzir o colesterol em comparação com as estatinas (medicamento utilizado para reduzir o colesterol) e pode, na verdade, aumentar os níveis de colesterol em pessoas com colesterol alto.

Embora muitos acreditem que o Hibisco seja bom para vários males, também não existem provas suficientes para avaliar seu efeito para os usos listados abaixo:

Perda de apetite.
Resfriados.
Constipação.
Estômago irritado.
Retenção de fluidos.
Doença cardíaca.
Doença do nervo.
Outras condições.

HIBISCO EFEITOS COLATERAIS E SEGURANÇA

O Hibisco é provavelmente seguro para a maioria das pessoas quando acrescentado em pequenas quantidades nos alimentos. É possivelmente seguro quando tomado por via oral de forma adequada em quantidades medicinais. Os possíveis efeitos colaterais de hibisco não são conhecidos.

Precauções e advertências especiais:

Gravidez e amamentação: Hibisco é possivelmente inseguro quando tomado por via oral durante a gravidez. Há alguma evidência de que ele pode começar a menstruação e isso poderia causar um aborto espontâneo. Não há informações confiáveis ​​suficientes sobre a segurança de tomar Hibisco se você estiver amamentando. Opte pela segurança e evite o uso.

Diabetes: Hibisco pode diminuir os níveis de açúcar no sangue. A dose dos seus medicamentos para diabetes pode ter de ser ajustada pelo seu médico.

Pressão arterial baixa: Hibisco pode baixar a pressão arterial. Em teoria, usar o Hibisco pode fazer que a pressão arterial desça demasiadamente em pessoas com pressão arterial baixa.

Cirurgia: Hibisco pode afetar os níveis de açúcar no sangue, dificultando o controle de açúcar durante e após cirurgias. Pare de usar Hibisco pelo menos 2 semanas antes de uma cirurgia programada.

CUIDADO ESPECIAL COM O HIBISCO

Paracetamol (Tylenol, outros) interage com HIBISCO

Ingerir uma bebida de Hibisco antes de tomar paracetamol pode aumentar a rapidez com que seu corpo se livrar do medicamento. Mas são necessárias mais informações para saber se isso é uma grande preocupação.

DOSE IDEAL DE HIBISCO

A dose apropriada de hibisco depende de vários fatores, como a idade do usuário, saúde e várias outras condições. Neste momento não há informação científica suficiente para determinar uma escala adequada de doses de hibisco. Tenha em mente que os produtos naturais não são necessariamente sempre seguros e as dosagens podem ser importantes. Certifique-se de seguir as instruções pertinentes nos rótulos dos produtos e consulte o seu médico ou outro profissional de saúde antes de usar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário