Uma conexão nervosa, química e energética
O vínculo entre mente e corpo é tão real quantos nós mesmos. Não se trata de uma questão esotérica nem paranormal, e sim de uma delicada conexão nervosa, química e energética. Essa conexão funciona com tanta rapidez e eficiência, que em questão de segundos, nosso batimento cardíaco se acelera por causa do nervosismo. E o mais maravilhoso é que podemos percorrer esse caminho em sentido contrário. Os pioneiros nessa experiência foram os antigos mestres do Oriente. Eles descobriram que, ao se controlar o ritmo da respiração, é possível influenciar profundamente o estado mental. Hoje em dia, os terapeutas que tratam pessoas com síndrome do pânico ensinam seus pacientes a respirar de uma forma que neutraliza esses terríveis ataques.
Um exercício para cada caso
Crianças com distúrbios de atenção e hiperatividade são tratadas com sucesso através de musicoterapia e conseguem organizar seus pensamentos simplesmente ao tocar piano. Segundo o mesmo princípio, podemos utilizar diferentes atividades físicas para induzir em nós mesmos mudanças psicológicas que podem melhorar nossa qualidade de vida. O segredo é encontrar uma atividade que combine com nossas possibilidades físicas e necessidades pessoais. Um indivíduo com sintomas de depressão pode encontrar na dança um exercício extraordinário. Ela se adapta a quase todas as possibilidades corporais e já é amplamente reconhecida pela sua capacidade de motivar a expressão dos sentimentos. Muitas pessoas que sofrem de estresse são orientadas pelos médicos a praticar golfe. A caminhada ao ar livre, em paisagens agradáveis e num ritmo muito calmo, pode ser combinada com outra atividade que, mesmo sendo competitiva, não provocará ansiedade.
Usando a imaginação
Mas não precisamos sofrer dos distúrbios mencionados para podermos nos beneficiar de atividades selecionadas de forma inteligente e prática. Um pouco de musculação acompanha muito bem as crises iniciais do envelhecimento, tanto em homens quanto em mulheres. Canoagem é bom para ampliar o horizonte mental. Artes marciais e boxe educativo, para enfrentar uma fase de medo e fraqueza. Yoga para aqueles que passam por um período de dispersão mental e ansiedade. Anime-se! Com um pouco de imaginação e a orientação de profissionais e especialistas em diferentes disciplinas, com certeza podemos encontrar uma atividade adequada às nossas necessidades, tanto físicas quanto mentais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário