ADVERTÊNCIA

As informações contidas neste blog são apenas para fins informativos. NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. O autor não se responsabiliza por quaisquer consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar ou ação resultante da leitura ou utilização das informações contidas neste blog. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde.

domingo, 6 de junho de 2010

SEDE: UM SINAL DE ALERTA

Fonte: Discovery Home & Health

Guerra contra a sede

Sentir sede não é um bom sinal quando você está fazendo ginástica. Tome cuidado para hidratar-se corretamente e repor os nutrientes que seu corpo perde através da transpiração. Uma boa estratégia de hidratação antes, durante e depois dos exercícios garante seu bem-estar e um bom aproveitamento dos treinos e de seus benefícios. O ideal é cada pessoa ter um planejamento individual para a hidratação, de acordo com suas próprias características e necessidades. De qualquer forma, aqui seguem alguns tópicos gerais muito simples.

Pequenos goles

O Colégio Americano de Medicina do Esporte propõe algumas indicações a respeito da quantidade e qualidade do líquido que um esportista deve consumir. Essas dicas ajudam a orientar hábitos saudáveis. Uma ou duas horas antes da atividade física, beba meio litro de água. Antes das competições, a recomendação também é beber meio litro de água na noite anterior e mais meio litro pela manhã. Durante os exercícios, o melhor é consumir entre um e dois copos de água a cada quinze minutos (a quantidade depende da tolerância e do tempo de absorção de cada corpo). Se os exercícios durarem mais de uma hora, o Colégio recomenda beber líquidos com adição de sódio e açúcares.

Antes, durante e depois

Em seu livro de fundamentos da nutrição no esporte, a nutricionista Maria Onzari especifica com mais detalhes a hidratação correta, de acordo com a duração de cada atividade. Em todos os casos, a especialista recomenda tomar meio litro de água fresca no prazo de tempo de uma ou duas horas antes da atividade física. Porém, se a prática esportiva dura até sessenta minutos, você precisa hidratar-se com água fresca da seguinte forma: meio litro, entre quinze e trinta minutos antes do exercício, e continuar consumindo cerca de duzentos mililitros (um copo) a cada quinze minutos, durante a atividade física. Além disso, durante as 12 horas posteriores, deve tomar água em quantidades generosas. Por outro lado, se a sua prática de esporte ou atividade física dura uma hora ou mais, você precisa se hidratar com bebidas esportivas, de acordo com o mesmo esquema e os tempos descritos acima. Além disso, depois da atividade, durante seis horas, é necessário consumir bebidas com adição de açúcares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário