Fonte: Harvard Health Publications
Pessoas devem se exercitar por uma das cinco razões: trabalho, saúde, lazer, competição ou aparência.
A quantidade de exercício que você necessita depende de suas razões para se exercitar, no seu ponto de partida e de quão rapidamente você quer atingir seus objetivos. E o tipo de exercício que você escolher depende de suas habilidades e preferências pessoais, em sua programação, e sobre as facilidades à sua disposição.
1. Exercício para o trabalho
Para melhor ou pior, poucas do século 21 preenchem as suas quotas de exercício no local de trabalho. Até a alguns anos, cerca de 30% de toda a energia utilizada para a agricultura e manufatura, dependiam de força muscular humana. Não mais. Nós substituímos enxadas por tratores, vassouras por aspiradores, e utilizamos escadas rolantes. Libertas do trabalho físico, as pessoas têm usado o trabalho mental para criar uma sociedade de enorme conveniência e conforto. No processo, porém, nós criamos uma crise energética escondida. Não é a escassez de combustíveis fósseis, mas a falta da atividade física que o corpo humano necessita para afastar doenças e alcançar seu pleno potencial.
2. Exercício para a saúde
Exercício é o mais bem guardado segredo em medicina preventiva. Apesar de nossas diferenças, nós todos precisamos de exercício para manter a saúde. O exercício físico regular fornece proteção essencial contra muitas das doenças que assolam nosso país. A lista inclui:
* Ataque cardíaco
* Acidente vascular cerebral
* A pressão arterial elevada
* Diabetes
* Obesidade
* Osteoporose e fraturas
* Depressão
* Câncer do cólon e da mama
* Demência (perda de memória)
O que fazer para obter estes benefícios? Menos do que você poderia pensar. A chave é o que os cientistas chamam de exercício isotônico, exercer atividades que usam os seus grandes grupos musculares de forma rítmica, repetitiva, sem fazer os músculos trabalharem contra muita resistência. Nós costumávamos chamá-los de "exercício aeróbico” porque pensávamos que os exercícios tinham que ser intensos o suficiente para aumentar a frequência cardíaca na faixa aeróbia (70% a 85% da frequência cardíaca máxima). Também era chamado de "endurance" (exercícios de resistência) porque se pensava que tinha de ser sustentada continuamente para ser benéfico. Mas agora sabemos que nenhuma dessas crenças antigas é verdade. Na verdade, você pode obter todos os benefícios de saúde que precisa de exercícios moderados que não vão fazer você xingar e arfar, mesmo que fique em frangalhos, enquanto acrescenta bastante atividade total.
Um mix de atividades diárias, treinamentos formais, e pratica de esportes para começar o exercício cardiometabólico é que você precisa para a saúde. E para obter melhores resultados, faça alguns alongamentos todos os dias e alguns exercícios de musculação duas ou três vezes por semana. Quanto mais velhos ficamos, mais precisamos dessas atividades complementares. E, com o passar dos anos, muitos de nós também irão se beneficiar de alguns exercícios simples para melhorar o equilíbrio e evitar as quedas, um importante problema de saúde para idosos.
3. Exercício para a recreação
Não há necessidade de um exercício de monitoramento do sistema, relógio ou calendário aqui. Se você está se exercitando para a diversão, basta ir para ela, contanto que você satisfaça suas necessidades mínimas para a saúde.
Mas o valor recreativo do exercício traz à tona um ponto que é relevante para as pessoas trabalhadoras que estão "muito ocupadas para o exercício." O exercício é uma ótima maneira de dissipar a tensão e levantar o seu espírito. Se no trabalho você corre o risco de sobrecarga emocional, considere o uso de exercícios para refrescar a mente. Para alguns, isso irá significar uma ida à academia para queimar algum esforço na esteira ou elíptico, para outros, será uma caminhada ou corrida ao ar livre para ficar longe de todos, e para os outros, será um pouco de alongamento ou yoga na hora de dormir. Mas não deixe de adicionar exercício ao seu esforço.
4. Exercício para competição
Aqui é onde o treinamento aeróbio entra. Para ficar bem, é o exercício para a boa forma. Para atingir seu pico em corrida, esportes com raquete, basquete, ciclismo, ou qualquer outro esporte competitivo, trabalhe o condicionamento aeróbio. Isso significa aumentar a sua frequência cardíaca em 70% a 85% do seu máximo e mantê-la lá por 20-60 minutos. Se você for como a maioria de nós, você tem que construir-se lentamente, e todos que praticam este tipo de exercícios devem se aquecer antes e relaxar os músculos depois dos aeróbicos. Você também vai se beneficiar de alongamento, treinamento de força, e se você está realmente disposto a competir, treine o intervalo ou a velocidade.
É um grande esforço para o corpo, especialmente à medida que se envelhece. E o exercício extenuante tem armadilhas potenciais. Pessoas com mais de 50 anos deveriam obter autorização médica antes de iniciar um programa de exercícios intensos. As pessoas com diabetes, pressão alta, obesidade, níveis anormais de colesterol ou outros problemas cardiovasculares requerem cuidados especiais. E porque o exercício intenso é mais propenso a causar problemas do que o exercício moderado é particularmente importante para atletas competitivos ouvir seus corpos e reagir rapidamente aos sinais de perigo.
O exercício aeróbico tem feito muitas coisas boas para muitas pessoas. Mas por ter um grau de exigência elevado, desencoraja a muitos. É por isso que todos devem se exercitar para se manter em forma e saudáveis, mas apenas a motivação (e saúde), dentro de nós pode definir o alto nível de aptidão aeróbia como uma meta realista.
5. Exercício para a aparência.
A perda de peso é o objetivo mais comum. Você pode chegar lá com o exercício moderado necessário para a saúde, mas para uma mais rápida e impressionante perda de peso, dobre a sua meta de cerca de uma hora de exercício moderado por dia. Parece muito, mas lembre-se que você pode dividi-los ao longo do dia. Lembre-se, também, que as pequenas coisas que você pode construir em sua rotina diária vão fazer uma grande diferença; subir escadas, caminhar para o trabalho são excelentes exemplos. E para realmente fazer progressos, reduza as calorias que você consome, assim como aumente as calorias que você queima com o exercício.
Desculpe dizer, você não pode seletivamente perder a gordura de sua barriga, nádegas ou coxas. Mas você pode usar exercícios de relaxamento e treinamento de força para fortalecer os músculos, o que vai fazer você parecer mais magro e melhor.
Exercitando suas opções
Então, quanto exercício você precisa?
Apenas o suficiente para cumprir suas metas. Faça da saúde a sua prioridade, e lembre-se de fazer um check-up antes de iniciar um novo programa de exercícios. Escolha as atividades que melhor se encaixam no seu cronograma, orçamento, suas habilidades e seu gosto. Construa um programa equilibrado, adicionando o treinamento do peso, alongamento e exercícios de equilíbrio que você precisa. Comece devagar, aumente gradualmente, e, acima de tudo, mantenha.
Hey there I am so delighted I found your webpage, I really found
ResponderExcluiryou by accident, while I was looking on Aol for something else, Nonetheless I am here
now and would just like to say kudos for a marvelous post and a all
round enjoyable blog (I also love the theme/design), I don't have time to
browse it all at the moment but I have saved it and also added in your
RSS feeds, so when I have time I will be back to read much more, Please
do keep up the fantastic job.
Also visit my blog: health
Marvelous, what a weblog it is! This webpage gives useful information to us, keep it up.
ResponderExcluirAlso visit my website - health