ADVERTÊNCIA

As informações contidas neste blog são apenas para fins informativos. NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. O autor não se responsabiliza por quaisquer consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar ou ação resultante da leitura ou utilização das informações contidas neste blog. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde.

domingo, 26 de agosto de 2012

EXERCÍCIOS PARA PÉS SAUDÁVEIS


Fonte: Harvard Health Publications

Exercitar os seus pés regularmente, não só melhora a saúde do pé em geral, mas também pode reduzir o risco de lesões. Andar é o melhor exercício para o pé. Quando você anda, submete seu pé a uma gama de movimentos, a partir do momento que seu calcanhar toca o solo até você levantar os dedos no final do movimento. Além disso, a caminhada é uma das melhores formas de exercício para seu corpo inteiro. Ela melhora a sua saúde cardiovascular e pode ajudar a sua circulação, o tônus ​​muscular e o humor.
Além de caminhar, exercícios de flexibilidade e resistência também podem ajudar a manter os pés saudáveis.

Exercícios de flexibilidade. Exercícios que melhoram a flexibilidade ajudam a manter o pé ágil e podem reduzir o risco de lesões. Não se preocupe se os seus pés enrijeceram com passar dos anos, estudos mostram que não importa a idade, você ainda pode melhorar sua flexibilidade. A maneira mais fácil de construir a flexibilidade é através de lentos e suaves alongamentos diários, com foco em um grupo de músculos de cada vez.

Exercícios de resistência. Exercícios de resistência são aqueles em que seus músculos trabalham contra algum tipo de resistência, tais como pesos ou bandas de exercícios. Eles fortalecem os músculos, o que, por sua vez, proporciona melhor apoio e proteção para o pé como um todo.

Os exercícios de flexibilidade e resistência podem ser incluídos em sua rotina diária. A maioria pode ser realizada durante o dia de trabalho. Você pode fazer alguns enquanto se senta em sua mesa, outros exigem que você se levante. Para evitar escorregões e quedas, poderá ficar descalço e ter uma cadeira, mesa ou parede próxima que você pode usar para o equilíbrio. Não faça exercícios para o pé, se estiver machucado. Antes de fazer qualquer exercício, não se esqueça de levar algum tempo para alongar e fortalecer os músculos. Caso contrário, seus pés vão suportar o peso de toda a atividade repentinamente que, especialmente aqueles esportes com alto impacto como tênis ou aeróbica. E se você tem artrite, diabetes, problemas cardiovasculares, problemas nos pés ou estruturais que podem afetar sua capacidade de se exercitar, consulte um especialista primeiro.


EXERCÍCIOS SIMPLES PARA ALONGAR E FORTALECER SEUS PÉS

Flexibilidade - Para tornar seu pé flexível, antes de tentar outros exercícios, tente o seguinte:

1. Sente-se numa cadeira com os pés apoiados no chão.

2. Eleve a perna esquerda, de modo que seu pé saia do chão e use seu dedão para fazer círculos no ar, movendo-se em sentido horário, por 15 a 20 rotações.

3. Inverta a direção e faça mais 15 a 20 círculos, desta vez no sentido anti-horário.

4. Repita com o pé direito.
   

Sola do pé - Para alongar os músculos da parte inferior de seus pés:

1. Levante-se com os pés juntos.

2. Dê um passo para trás com a perna esquerda com o calcanhar levantado e os dedos dos pés pressionados contra o chão. Você deve sentir os músculos da parte inferior de seus pés puxarem delicadamente.

3. Mantenha a posição por 20 a 30 segundos.

4. Repita com o pé direito.

Calcanhar - Para alongar a parte de trás do seu calcanhar:

1. Amarre uma banda de exercício em torno da perna de um móvel pesado, como uma mesa ou escrivaninha.

2. Sente-se diretamente na frente dele, coloque seu pé no laço de modo que a banda prenda em torno da parte dianteira do pé, logo abaixo de seus dedos.

3. Puxe com a parte frontal do pé, flexionando o tornozelo. Mantenha a posição por alguns segundos, depois relaxe. Você deve sentir um estiramento atrás do seu calcanhar.

4. Repita 10 a 15 vezes.

5. Repita com o outro pé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário