ADVERTÊNCIA

As informações contidas neste blog são apenas para fins informativos. NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. O autor não se responsabiliza por quaisquer consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar ou ação resultante da leitura ou utilização das informações contidas neste blog. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde.

terça-feira, 20 de março de 2012

CORTE CALORIAS PARA CONTROLAR A DIABETES

Fonte: Harvard Medical School

Milhões de pessoas em todo o mundo têm diabetes e o excesso de gordura corporal é o principal fator de risco. A boa notícia é que a perda de apenas 10% do seu peso corporal pode reduzir o risco e até mesmo reverter a doença em algumas pessoas. Junto com a prática de exercícios, o corte de calorias é ainda a maneira mais eficaz e segura para se livrar dos quilos em excesso.

Mas, como você pode cortar calorias? Métodos diferentes funcionam para pessoas diferentes. Uma abordagem, provavelmente a mais precisa, é somar o número de calorias por porção de todos os alimentos que você come e depois tomar medidas para reduzir as calorias totais em 250 a 500 por dia, eliminando alguns alimentos ou reduzindo o tamanho das porções. Você pode verificar sites que listam as calorias por porção de muitos alimentos. Duas maneiras fáceis de cortar calorias são mudar o refrigerante de regular para diet e eliminar ou reduzir os lanches calóricos. Tente uma ou mais das seguintes estratégias:

* Coma alimentos com alto teor de gordura e alto teor calórico com menos frequência.

* Coma pequenas porções destes alimentos.

* Substitua-os por alternativas com menor teor de gordura e menor teor calórico.

Os rótulos nutricionais das embalagens de todos os alimentos e bebidas fornecem a informação de calorias por porção. Tenha o hábito de ler os rótulos dos alimentos e bebidas que consome, observando o número de calorias e os tamanhos das porções. Muitas receitas publicadas em livros, jornais e revistas fornecem informações semelhantes. 

Outra abordagem

Se você odeia contar calorias, uma abordagem diferente é a de limitar o quanto você come e fazer refeições que contenham alimentos com poucas calorias (salada em vez de purê de batata com manteiga ou fruta em vez de sorvete para a sobremesa). Orientações dietéticas emitidas pela American Heart Association recomendam o bom senso na escolha de seus alimentos antes de focar estritamente nos números, tais como o total de calorias ou calorias provenientes de gordura.

Seja qual for o método escolhido, a pesquisa mostra que a abordagem mais bem-sucedida envolve manter uma programação regular de alimentação - com refeições e lanches planejados para determinados momentos a cada dia - e anotar o que você come. Planejar as refeições e lanches de modo que não ocorra um intervalo de mais quatro horas pode evitar que você tenha muita fome, o que pode levar a cometer excessos. Escrever o que você come o torna mais consciente de quando e como você foge de seus objetivos e também ajuda a identificar o que funciona. O mesmo se aplica para manter o peso depois de ter perdido o excesso. Cumprir um sistema regular de alimentação aumenta suas chances de manter seu novo peso.

Dicas para uma alimentação saudável fora de casa

Comer fora é um modo de vida para muitas pessoas. Mas muitas dessas refeições são puramente por questão de conveniência. Embora o planejamento da refeição e da perda de peso possa ser mais difícil quando você come fora, você pode entrar em um restaurante preparado. Tente o seguinte para tornar essa experiência tão saudável como é agradável:

Pergunte como a comida é preparada. Conversando com o pessoal do restaurante antes de você escolher as diferentes opções do cardápio e saber como eles são preparados irá ajudá-lo a fazer escolhas adequadas.

Opte por menos. Consumir menos gordura saturada e menos calorias. Frango sem pele, peixe ou carne magra que foi assado, cozido, ou grelhado é uma opção mais consciente de saúde do que os alimentos fritos ou pratos preparados com molhos pesados.

Peça uma porção extra de vegetais. Isso vai ajudá-lo a se satisfazer com escolhas de baixa caloria.

Mantenha o controle do tempo. Se você toma insulina e sabe que a sua refeição será adiada, coma um pedaço de fruta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário