Fonte: Blog do Dr. Mehmet Oz (publicado em maio/2010)
Eu sou um grande defensor da prevenção das doenças através de dieta e estilo de vida - especialmente quando se trata de câncer. Recentemente, um novo estudo publicado no Journal of National Cancer Institute descobriu que a recomendação de longa data para comer cinco porções de frutas e vegetais por dia pode não ter um impacto tão dramático sobre o risco de câncer como se pensava inicialmente. Os pesquisadores, que conduziram o estudo em 10 países diferentes na Europa Ocidental, concluíram que esta orientação dietética diminuiu o risco de câncer em apenas 3%.
Assim, o que estas novas descobertas significam? Simples: não há um número mágico de frutas e vegetais quando se trata de prevenção do câncer. Mas, a maioria dos médicos permanece completamente de acordo que o número 5 porções/dia ainda é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde. Uma dieta rica em frutas e legumes tem toneladas de benefícios bem conhecidos: controle da pressão arterial, prevenção de doenças cardíacas, manutenção da visão e muito mais.
Existem muitos tipos de câncer, é um complexo conjunto de doenças que é influenciada por um conjunto complexo de fatores de risco. Portanto, não se pode esperar uma dieta alimentar específica para erradicar todos os cânceres - sua genética, estilo de vida e dieta são variáveis originais que, juntos, determinam o seu risco individual. Pode haver alimentos específicos em quantidades variáveis e combinações que funcionem para prevenir determinados tipos de câncer, mas, são necessárias mais pesquisas antes que possamos dizer exatamente quais poderiam ser.
A boa notícia é que os estudiosos estão explorando essas conexões intrincadas todos os dias. Apenas esta semana, um novo estudo da Michigan University e da Ohio State University descobriram que um composto no brócolis, o sulforafano, combate o câncer de mama. E uma das áreas mais fascinantes da pesquisa da prevenção da doença não está olhando apenas o que comemos - mas os efeitos protetores de comer certos alimentos, em combinação com outros.
Os resultados de pesquisas como essas me levam a crer que um dia, poderemos ser capazes de fazer especializadas recomendações dietéticas baseadas nas propriedades anti-câncer de vários alimentos. Até então, uma maçã por dia pode não ser garantia de manter o médico longe, mas cinco porções de frutas e verduras podem ajudar a melhorar a sua qualidade e duração de vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário