Atividade física e alimentação. Este é o caminho para a qualidade de vida. De todos os lados nos chegam informações sobre o que comer e o que não comer, o efeito do que comemos e bebemos em nosso organismo, e como nossos hábitos de vida estão diretamente relacionados à nossa saúde. O NOSSO PLANETA SAÚDE, trará as mais novas descobertas sobre o assunto, divulgadas por universidades e centros de pesquisa especializados nesta área, para ajudar você a ter uma ótima saúde com qualidade de vida.
As informações contidas neste blog são apenaspara fins informativos.NÃODEVEM SER CONSIDERADASCOMO CONSELHOS MÉDICOS.O autor não seresponsabiliza porquaisquer consequências dequalquer tratamento,procedimento,exercício, modificação alimentarouação resultante daleitura ou utilização dasinformaçõescontidas neste blog.Apublicação dessas informaçõesnãoconstitui prática demedicina e essas informações nãosubstituem o conselho deseu médico ououtro profissional de saúde.Antes de empreenderqualquer forma de tratamento, o leitor deveprocurar o conselho deseu médico ououtro profissional de saúde.
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
O SEGREDO PARA O ALÍVIO DA DOR ARTICULAR - EXERCÍCIO
Fonte: Harvard Health Publication
Dor articular: ela pulsa, dores e mágoas. Muito provavelmente, isso faz você pensar duas vezes sobre as tarefas diárias e prazeres, como sair para uma rápida caminhada, carregar uma criança ou alguns sacos de supermercado ou praticar algum esporte. Lembretes afiados de suas limitações chegam fortes e rápidos, praticamente toda vez que você se move.
O que causa dor nas articulações?
Muitas vezes, os culpados são:
* Osteoartrite
* Lesões antigas
* Movimentos repetitivos ou excessivamente fortes durante esportes ou trabalho
* Problemas de postura
* Envelhecimento
* Inatividade.
Como o exercício pode ajudar?
Ignorar a dor não fará que ela vá embora. E também não evita os movimentos que provocam aquela centelha de desconforto. Na verdade, limitar seus movimentos pode enfraquecer os músculos, agravando o problema comum, e afetar a sua postura, desencadeando uma cascata de problemas futuros. Quanto a analgésicos e compressas quentes ou frias, pode ocorrer alívio rápido, porém temporário.
Em contrapartida, a prática de um conjunto de exercícios pode ser uma forma duradoura de domar a dor do tornozelo, joelho, quadril ou ombro. Praticados regularmente, exercícios proporcionam alívio da dor e podem permitir que você adie ou mesmo evite uma cirurgia para resolver um problema comum que vem se agravando há anos. Os exercícios agem reforçando os músculos essenciais de apoio e restaurando a flexibilidade. Com o tempo, você pode ver as limitações, que aprendeu a contornar, começarem a diminuir. Tarefas e oportunidades para o divertimento, que foram eliminados do seu repertório por necessidade, podem voltar a fazer parte de sua vida também.
Além dos benefícios para as articulações, tornar-se mais ativo pode ajudá-lo a ficar independente anos mais tarde. A atividade regular faz bem ao coração e aguça a mente. Reduz a pressão arterial, alivia o stress e elimina quilos indesejados. Talvez o mais importante, diminui o risco de morrer prematuramente. Tudo isso pode ser alcançado em um ritmo confortável e com baixíssimo custo em dinheiro ou tempo.
Por que o peso é importante?
Estar acima do peso aumenta o risco para o desenvolvimento de osteoartrite em membros de sustentação de peso como o joelho - e ainda na mão, de acordo com algumas pesquisas, uma vez que fatores inflamatórios relacionados a peso podem agravar esta condição. O efeito do peso pode ser mais bem entendido na seguinte explicação: Caminhando em terreno plano coloca-se um peso nos joelhos de uma vez e meia o peso corporal. O que significa uma pessoa de 90 quilos irá 136 quilos de pressão nos joelhos a cada passo. Fora do nível do solo, a notícia é pior: cada joelho tem duas a três vezes o peso do corpo quando você sobe e desce escadas, e quatro a cinco vezes o peso do corpo quando você agacha para amarrar um cadarço ou pegar algo que você deixou cair.
Nenhum comentário:
Postar um comentário