ADVERTÊNCIA

As informações contidas neste blog são apenas para fins informativos. NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. O autor não se responsabiliza por quaisquer consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar ou ação resultante da leitura ou utilização das informações contidas neste blog. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O SEGREDO PARA O ALÍVIO DA DOR ARTICULAR - EXERCÍCIO

Fonte: Harvard Health Publication
Dor articular: ela pulsa, dores e mágoas. Muito provavelmente, isso faz você pensar duas vezes sobre as tarefas diárias e prazeres, como sair para uma rápida caminhada, carregar uma criança ou alguns sacos de supermercado ou praticar algum esporte. Lembretes afiados de suas limitações chegam fortes e rápidos, praticamente toda vez que você se move.

O que causa dor nas articulações?

Muitas vezes, os culpados são:

* Osteoartrite
* Lesões antigas
* Movimentos repetitivos ou excessivamente fortes durante esportes ou trabalho
* Problemas de postura
* Envelhecimento
* Inatividade.

Como o exercício pode ajudar?

Ignorar a dor não fará que ela vá embora. E também não evita os movimentos que provocam aquela centelha de desconforto. Na verdade, limitar seus movimentos pode enfraquecer os músculos, agravando o problema comum, e afetar a sua postura, desencadeando uma cascata de problemas futuros. Quanto a analgésicos e compressas quentes ou frias, pode ocorrer alívio rápido, porém temporário.
Em contrapartida, a prática de um conjunto de exercícios pode ser uma forma duradoura de domar a dor do tornozelo, joelho, quadril ou ombro. Praticados regularmente, exercícios proporcionam alívio da dor e podem permitir que você adie ou mesmo evite uma cirurgia para resolver um problema comum que vem se agravando há anos. Os exercícios agem reforçando os músculos essenciais de apoio e restaurando a flexibilidade. Com o tempo, você pode ver as limitações, que aprendeu a contornar, começarem a diminuir. Tarefas e oportunidades para o divertimento, que foram eliminados do seu repertório por necessidade, podem voltar a fazer parte de sua vida também.

Além dos benefícios para as articulações, tornar-se mais ativo pode ajudá-lo a ficar independente anos mais tarde. A atividade regular faz bem ao coração e aguça a mente. Reduz a pressão arterial, alivia o stress e elimina quilos indesejados. Talvez o mais importante, diminui o risco de morrer prematuramente. Tudo isso pode ser alcançado em um ritmo confortável e com baixíssimo custo em dinheiro ou tempo.

Por que o peso é importante?
Estar acima do peso aumenta o risco para o desenvolvimento de osteoartrite em membros de sustentação de peso como o joelho - e ainda na mão, de acordo com algumas pesquisas, uma vez que fatores inflamatórios relacionados a peso podem agravar esta condição. O efeito do peso pode ser mais bem entendido na seguinte explicação: Caminhando em terreno plano coloca-se um peso nos joelhos de uma vez e meia o peso corporal. O que significa uma pessoa de 90 quilos irá 136 quilos de pressão nos joelhos a cada passo. Fora do nível do solo, a notícia é pior: cada joelho tem duas a três vezes o peso do corpo quando você sobe e desce escadas, e quatro a cinco vezes o peso do corpo quando você agacha para amarrar um cadarço ou pegar algo que você deixou cair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário