ADVERTÊNCIA

As informações contidas neste blog são apenas para fins informativos. NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. O autor não se responsabiliza por quaisquer consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar ou ação resultante da leitura ou utilização das informações contidas neste blog. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

FIQUE LONGE DE JUNK FOOD

Por: Dra. Susan Biali / Best Health Magazine
Seu marido ama junk food, e está sempre levando batatas fritas e sorvete para casa e você acaba comendo. Como pode levá-lo a dar mais apoio aos seus objetivos de alimentação saudável?
Lendo esta questão, parece que o comportamento do seu marido é o principal problema. Não é. Sim, certamente seria mais fácil para alcançar seus objetivos, se ele não trouxesse lixo para casa. Mas aí está a coisa: se os seus objetivos de alimentação saudável dependem do comportamento e do apoio de outra pessoa, você não vai ser capaz de ter êxito em longo prazo. A menos que você chegue à raiz do que está realmente acontecendo, seus planos esperançosos vão tristemente se transformar em mais uma dieta "falida." Aqui estão algumas perguntas a fazer-se sobre os seus desafios com uma alimentação saudável:

1. Você é viciada em lixos alimentares doces ou salgados?

Admito abertamente que eu sou viciada em doces, alimentos gordurosos, e costumo lutar contra isto diariamente. Quase todas as noites, eu (em vão) tento me convencer de ir para a rua e comprar um bolo de chocolate inteiro, um pote de sorvete ou uma caixa de biscoitos. Se alguém realmente trouxer a comida lixo em minha casa, eu nem sequer tento parar a mim mesma e polidamente recusar tudo.
Bastou que eu entendesse minhas ânsias, e minha incapacidade de controlar o meu consumo de alimentos saudáveis que, finalmente, fui capaz de controlar meu comportamento. Aprendi que a minha falta de controle em torno de comida era realmente um padrão clássico do vício: Eu sabia que os alimentos eram insalubres e diretamente sabotavam meus objetivos para minha vida e saúde, mas não conseguia controlar meu comportamento em torno deles, apesar de minhas melhores intenções.

Eu aprendi que em vez de satisfazer um desejo, esconder-me no meu desejo de “comida lixo” só me faz deseja-los mais no dia seguinte, e que a única maneira de interromper o ciclo era entender o que estava acontecendo.

2. Você pode dizer a diferença entre a fome real e um desejo obsessivo?

Uma de minhas principais armas, contra a junk food é o seguinte: eu aprendi a verificar com o meu corpo e dizer a diferença entre estar realmente com fome e querer alguma coisa gostosa em minha boca. Se você estiver realmente com fome, uma maçã ou outra escolha alimentar saudável irá satisfazê-lo, se o que você quer é chips ou sorvete, você não está lidando com fome e é melhor dizer não.

3. Você já percebeu como você se olha ou se sente depois de ceder ao desejo por porcarias?

Eu também aprendi a prestar atenção em como eu me olhei e senti no dia seguinte, após passar uma noite devorando alimentos insalubres. Eu me sentiria cansada e com baixa energia, e minha pele ficaria inchada e descamando. Quando eu acordei, depois de obter sucesso aderindo à minha alimentação saudável na noite anterior, eu me senti revigorada e pronta para ir, sentindo-me anos mais jovem do que nas manhãs pós-bolo de chocolate.

Eu descobri que a vaidade é um motivador fantástico para se comer bem. Preste muita atenção ao espelho, na manhã depois de dias normais e compare com os dias em que quebrou a promessa que você se fez, e comer bem pode se tornar muito mais fácil para você, também.

4. Você pode usar os hábitos de seu marido como uma oportunidade para aprender mais sobre sua relação com a comida?

Meu marido costumava ter biscoitos escondidos em casa. No início, você poderá ter de pedir ao seu marido para parar de fazer isso.
Se ele continuar a trazer para casa a comida lixo, use-o como uma oportunidade para investigar o seu comportamento em torno da comida. Quando ele pega o saco de batatas fritas

, você está realmente com fome? Que emoção você está sentindo que faz você se sentir tentada a comê-las? Como você se sente depois de comê-los? Como é que você olha e sente no dia seguinte?

O dia em que você compreender seus comportamentos e motivações em torno do alimento, os alimentos deixarão de controlá-la. E isso, é o gosto da liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário