ADVERTÊNCIA

As informações contidas neste blog são apenas para fins informativos. NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. O autor não se responsabiliza por quaisquer consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar ou ação resultante da leitura ou utilização das informações contidas neste blog. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

5 ALIMENTOS GORDUROSOS QUE IRÃO AJUDAR VOCÊ A PERMANECER SAUDÁVEL


 Fonte: Best Health Magazine
Escolhendo sempre alimentos com baixo teor de gordura? Não caia nessa armadilha. Em vez disso, escolha destas fontes de gorduras saudáveis para alimentar o seu corpo e ficar saciado.

Gordura não é o cara mau. Embora associemos a gordura com ganho de peso e doenças cardíacas, algumas gorduras são boas para nós. A chave é escolher a gordura boa e evitar a má. Eis os fatos sobre gorduras "boas" versus "ruins" e cinco grandes fontes de gorduras saudáveis que todos devem incluir em sua dieta diária.


Gorduras "boas" versus gordura "ruim"


De acordo com a Harvard School of Public Health, quando se trata de ganhar peso ou de doença, o tipo de gordura que você consome é mais importante que a quantidade.

Gorduras ruins, como as gorduras trans e as saturadas (encontradas em alimentos processados, e, em menores quantidades, na carne vermelha e laticínios de leite integral) aumentam o risco de certas doenças como acidente vascular cerebral, obesidade e doenças cardíacas.

As gorduras boas, monoinsaturadas e poliinsaturadas têm o efeito oposto. Elas fornecem energia, reduzem a inflamação, melhoram os níveis de colesterol no sangue, estabilizam o ritmo cardíaco e desempenham um papel na produção de estrógeno, testosterona, vitamina D e outros compostos importantes que seu corpo precisa.

As boas gorduras são também amigas da dieta, pois podem ajudá-lo a se sentir saciado após as refeições e manter os níveis de açúcar no sangue estável por mais tempo, diz a Dra. Melissa Hershberg, autora de The Rebel Diet: Break The Rules, Lose The Weight.

Hershberg recomenda estas principais fontes de gorduras saudáveis:



1. Os peixes oleosos como o salmão, cavala e sardinha
Rico em ácidos graxos ômega-3 (uma gordura poliinsaturada), estes peixes são deliciosos, assim como saudáveis. Eles têm carne cheia de sabor e precisam apenas de uma pitada de limão e sal marinho se grelhados. Versões enlatadas fornecem um impulso extra de cálcio se você comer os ossos moles.
2. Sementes e nozes
Linho, cânhamo e sementes de chia são ricos em ômega-3, enquanto amêndoas e nozes possuem gordura monoinsaturada. Todos são fáceis de acrescentar às refeições e lanches. Misture uma colher de sementes em sua vitamina, iogurte ou cereal ou acrescente em receitas de pratos. Amêndoas e nozes podem ser jogadas em qualquer salada. Amêndoas cozinham muito bem, e acrescentar um punhado é uma deliciosa opção para a carne em pratos vegetarianos.

3. O azeite de oliva
O azeite é uma grande fonte de gordura monoinsaturada. Dê preferência ao extra-virgem e use para fazer molhos de salada caseiros e para dar sabor aos legumes cozidos no vapor. Evite aquecer o azeite.
4. Abacate
Esta fruta é outra grande fonte de gordura monoinsaturada. Amasse com suco de limão, sal e pimenta a gosto, e você tem guacamole (adicione cebola e tomates picados e decore com coentro e jalapeño para adicionar sabor). Ou use abacate cortado em uma salada ou sanduíche.

 

5. Vegetais verdes escuros como brócolis, espinafre e couve
Ingeridos regularmente, esses vegetais fornecem ácidos graxos ômega-3 em abundância. Eles são ótimos levemente refogados com azeite e alho ou podem ser adicionados a sopas e cozidos.

"Boa" gordura em porções certas é o melhor amigo da dieta. Apesar de boas gorduras serem benéficas, se você se descuidar das porções, pode definitivamente acabar obtendo demais de uma boa coisa, pelo menos, se o controle de peso é uma preocupação, diz Hershberg.

"Embora as gorduras como os mencionados acima sejam saudáveis, é importante observar tamanho das porções", diz ela. "Isso acontece porque a gordura tem mais do dobro das calorias de carboidratos ou proteínas, grama por grama." Hersheberg observa que enquanto há nove calorias em um grama de gordura, um grama de carboidratos ou proteínas contém apenas quatro calorias.

O resultado: inclua gorduras saudáveis em sua dieta. Mas como em tudo na vida, não exagere. Quando se trata de alimentação saudável, a moderação é sempre fundamental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário