É hora do lanche e tudo que você quer fazer é marchar para a lanchonete e comprar um saco de batatas fritas ou uma barra de chocolate. Claro, você vai se sentir bem por um tempo. Mas então, como o seu corpo absorve facilmente a "junk food", você vai se arrepender rapidamente dessa escolha. No entanto, existem alimentos que você pode comer durante todo o dia que vão lhe dar uma forma mais natural de energia.
"Eu quero que as pessoas sejam capazes de colocar a comida para trabalhar com elas para que possam desfrutar o que comer", afirma Susan M. Kleiner, uma nutricionista e autora de O bom humor da dieta. "Mesmo o ato de comer determinados alimentos pode fazer você se sentir melhor e melhorar o seu humor, porque faz você se sentir melhor e saber que está ajudando a si mesmo.”
Aqui estão alguns alimentos que irão deixá-lo energizado, sem os efeitos colaterais ou a culpa:
Quando você está se sentindo para baixo, acredite ou não, comer chocolate amargo (alta concentração de cacau) tem a capacidade de fazer você se sentir melhor, diz Samantha Peris, nutricionista holística. O cacau é rico em feniletilamina (a química do amor) e anandamida (o produto químico da bem-aventurança), bem como a teobromina, que lhe dão uma “levantada”, sem efeitos secundários negativos, como os que você teria com o consumo de café.
Peris recomenda misturar aparas de chocolate amargo com cereais ou em cafés da manhã, usando a forma em pó para vitaminas, café e sobremesas.
Nós todos sabemos que as frutas e verduras são boas para nós. Mas quem quer um pedaço de fruta quando bate a fome? Bem, com um pouco de criatividade e planejamento, você pode fazê-lo funcionar. Tente talo de couve assado no lugar batatas fritas, chips de batata doce, palitos de cenoura para mergulhar em homus ou tahine e incorpore as frutas do dia em uma deliciosa vitamina.
Frutas e vegetais são ricos em fitoquímicos, que melhoram a saúde das células do nosso cérebro. "Se você reduz a inflamação em seu corpo, você se sente melhor", diz Kleiner. "Tudo funciona de forma mais clara."
Quando se trata de frutas, Kleiner diz que deveríamos comer as frutas que são ricas em vitamina C todos os dias, como citros, frutas vermelhas ou kiwi. Ela também recomenda pelo menos uma laranja ou vegetal vermelho da família dos carotenóides por dia, como cenoura e inhame; um da família das brássicas, como brócolis ou couve, e um da família do allium, tais como alho, cebola ou alho-poró.
A pesquisa mostrou que pessoas deprimidas muitas vezes não têm DHA (um ácido graxo ômega-3). Peris toma como base um estudo de 2002 apresentado no Archives of General Psychiatry, onde os participantes tomaram apenas um grama de óleo de peixe por dia e observaram uma diminuição de 50 por cento em sintomas como ansiedade, distúrbios do sono, sentimentos de tristeza inexplicável, pensamentos suicidas e diminuição do desejo sexual .
"O DHA é uma gordura anti-inflamatória muito potente", acrescenta Kleiner. "Ele elimina a inflamação existente no cérebro e impede a que está prestes a ocorrer."
Você deve comer cerca de 600 a 1.000 miligramas de EPA (ômega-3) e DHA por dia. Incorporar peixes oleosos, como salmão, sardinha, arenque e cavala, em sua dieta. Você também pode encontrar doses mais baixas destes dois óleos de origem marinha em ovos e leite fortificado.
“O leite é um dos meus alimentos favoritos para me sentir bem", diz Kleiner. O leite contém proteínas ricas em triptofano, produtor de serotonina para o cérebro. É uma fonte de carboidratos e vitamina D (baixos níveis têm sido associados com a depressão), que é necessária para a produção de serotonina. O leite é também uma fonte de cálcio, o que tem se mostrado como redutor da ansiedade.
• Álcool em pequenas quantidades é um alimento que faz bem, diz Kleiner. Mas, não surpreendentemente, em grande quantidade pode derrubá-lo, pois é um depressor do sistema nervoso central.
• Os alimentos fritos, carnes gordas e salgadinhos gordurosos fazem você se sentir cheio e lento, explica Kleiner. No curto prazo, eles deixam o corpo sensível ao estresse que causa a quebra de proteínas que leva a niveis baixos de serotonina no cérebro.
• Os açúcares refinados e amidos são também alimentos que o fazem se sentir mal.
• A cafeína é um estimulante, mas em grandes doses, tem um efeito rebote.
Nenhum comentário:
Postar um comentário