ADVERTÊNCIA

As informações contidas neste blog são apenas para fins informativos. NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. O autor não se responsabiliza por quaisquer consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar ou ação resultante da leitura ou utilização das informações contidas neste blog. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

ALIMENTAÇÃO E CÂNCER

Doenças relacionadas à alimentação

Fonte: Discovery Home & Health

Descobriu-se que certas mudanças na alimentação e no estilo de vida podem reduzir os riscos de desenvolver alguns tipos de câncer. Estas mudanças incluem parar de fumar, tornar-se fisicamente ativo e modificar os hábitos alimentares.

Alimentação e câncer

Pesquisas mostram cada vez mais que a alimentação tem um papel essencial na saúde e que a ingestão de uma dieta rica em frutas e vegetais pode reduzir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer. Isso acontece especialmente nos casos de câncer de estômago, intestino, pulmão e esôfago.

Alimentos aliados

Considera-se que alguns alimentos, como a soja, são capazes de prevenir o câncer de mama. No Japão, onde esse grão é a base da dieta do dia-a-dia, este tipo de câncer não é tão comum. Também se sabe que as vitaminas antioxidantes A, C e E – encontradas em frutas frescas e vegetais – têm papel ativo na neutralização dos radicais livres, que são moléculas liberadas no metabolismo do oxigênio e podem vir a causar o câncer.

Obesidade, tabagismo, álcool e câncer

Estudos têm revelado que a obesidade aumenta o risco de câncer no tubo digestivo, intestino, útero e rins. Outro fator importante é que a ingestão de grandes quantidades de álcool pode causar câncer na cavidade bucal, na garganta e no fígado, além de causar um leve aumento no risco de câncer de mama. E muito embora não se tenha certeza de que uma alimentação pobre possa causar câncer, ela influencia tanto quanto a obesidade, o tabagismo e a falta de exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário