ADVERTÊNCIA

As informações contidas neste blog são apenas para fins informativos. NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. O autor não se responsabiliza por quaisquer consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar ou ação resultante da leitura ou utilização das informações contidas neste blog. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

CURIOSIDADES NUTRICIONAIS 1

Você sabia ....
... que o abacate - normalmente considerado um "vilão" por ser muito calórico - é um fruto saudável, incluído entre os alimentos recomendados para redução de risco de doenças crônicas? Ele é rico em gorduras monoinsaturadas (a mais benéfica para a saúde cardiovascular), vitamina E, B6, potássio, ácido fólico, entre outros nutrientes.
... que a carambola é uma fruta tóxica e potencialmente letal para pacientes com insuficiência renal crônica devido à presença de uma neurotoxina (substância tóxica para o sistema nervoso central) naturalmente produzida pela fruta para afastar os insetos? Nestes pacientes ela atinge maior concentração sanguínea e, consequentemente, no sistema nervoso, podendo levar a convulsões e até à morte.
... que o consumo de molho de tomate cozido em óleo aumenta mais as concentrações séricas de licopeno - potente carotenóide antioxidante com importante papel na redução do risco de câncer, especialmente cancer de próstata nos homens - do que o consumo dos frutos in natura e do suco de tomate fresco? Isto porque o licopeno é lipossolúvel e a gordura do preparo do molho aumenta a sua biodisponiblidade, ou seja, o aproveitamento pelo organismo.
... que o azeite de oliva é menos resistente ao calor do que os outros óleos vegetais e por isso deve ser usado preferencialmente a frio? Isto porque o seu ponto de queima (quando a gordura insaturada se satura) é mais baixo do que o dos outros óleos. Por outro lado, o óleo de macadâmia também é rico em gordura monoinsaturada como o azeite de oliva e tem o maior ponto de queima entre todos os óleos. Portanto, é considerado o que oferece maior segurança para consumo ao ser levado ao fogo.
MACADÂMIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário