ADVERTÊNCIA

As informações contidas neste blog são apenas para fins informativos. NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. O autor não se responsabiliza por quaisquer consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar ou ação resultante da leitura ou utilização das informações contidas neste blog. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

NUTRICIONISTAS ALERTAM PARA OS PERIGOS DA RAÇÃO HUMANA


Muito tem se falado nos dias atuais da famosa ração humana. A mistura de cereais está sendo apontada como a grande arma no combate ao excesso de peso. Alguns a descrevem como a descoberta do século. Duas nutricionistas consultadas pela equipe do Jornal Hoje, da Rede Globo, confirmam: “é uma mistura rica em fibras, contém vitaminas do complexo B e minerais. Ajuda a controlar o colesterol, o diabetes, melhora o funcionamento do intestino, a pele e a imunidade do organismo”. Porém, apesar da mistura ser realmente benéfica à saúde, alguns cuidados devem ser tomados com relação a seu consumo.
As nutricionistas fazem um alerta: ainda há muito improviso. A ração humana não é padronizada. Cada pacote apresenta fórmulas e composições diferentes, por isso é preciso tomar cuidado. Uma porção de determinada receita de ração humana tem 120 calorias, outra tem 150 e de uma outra pode ter 180. Quando a pessoa for comprar deve observar esses detalhes. “A pessoa que está tentando emagrecer tem que usar um pouco menos de calorias”, avisa Salete Brito, nutricionista da Unicamp.
O ideal é evitar comprar a ração já processada porque ela pode perder as propriedades pela forma como foi armazenada. Embora não seja muito prático, o ideal é comprar cada um dos ingredientes que são vendidos a granel e fazer a mistura em casa. Assim, você também tem a garantia do que está consumindo. Depois a ração deve ser guardada de preferência na geladeira num pote fechado e escuro porque a luminosidade pode ajudar a oxidar o óleo que existe na linhaça e no gérmen de trigo. Depois de analisar as receitas disponíveis, as nutricionistas chegaram a um consenso sobre uma receita que pode ser feita em casa:
Linhaça – 50g
Gérmen de trigo – 250g
Leite de sola sem açúcar – 500g
Flocos de aveia – 250g
Farelo de trigo – 500g
Semente de gergelim com casca - 100g
Levedo de cerveja em pó – 50g
Guaraná em pó – 50g
Quinua – 100g
Açúcar mascavo – 100g ou Cacau – 50g
Como a receita tem muita fibra, é preciso tomar muito líquido. “Se a pessoa não toma água em quantidade suficiente, pode ter o efeito contrário ao que se propõe. Por exemplo, se o consumo de água for abaixo do recomendado, ao invés de regularizar o funcionamento do intestino, a ração pode aumentar a constipação”.
Preste atenção para alguns cuidados: a dose diária não deve ultrapassar duas colheres das de sopa e ela pode ser um complemento, principalmente para o café da manhã e o lanche da tarde. “Ela pode ser misturada no suco, no leite da manhã ou da tarde, iogurte ou até mesmo ser colocada sobre uma fruta”, diz Alessandra Pereira, nutricionista. A ração humana nunca deve ser usada para substituir as refeições. O emagrecimento não é conseguido com restrição e diminuição brusca de alimento. É fruto de um controle e um equilíbrio alimentar ao longo do dia, diz a nutricionista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário