ADVERTÊNCIA

As informações contidas neste blog são apenas para fins informativos. NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. O autor não se responsabiliza por quaisquer consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar ou ação resultante da leitura ou utilização das informações contidas neste blog. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde.

terça-feira, 5 de abril de 2011

5 PASSOS PARA COMEÇAR UM GRUPO DE APOIO À PERDA DE PESO

 Fonte: Best Health Magazine

Fazer mudanças e adotar um estilo de vida saudável é mais fácil quando se tem apoio.

Saiba como iniciar o seu próprio grupo de apoio em cinco etapas fáceis.

Grupos de apoio são comuns nos turbulentos tempos modernos. Existem grupos de leitura, consórcio entre amigos e vários outros tipos. Se nós podemos apoiar uns aos outros em nossas missões para saldar dívidas ampliar o nosso mundo literário ou mesmo fazer uma “caixinha” de final de ano, por que procurar estranhos para ajudar quando se trata de perder peso?

Aprenda aqui como criar seu próprio grupo de apoio à perda de peso:

1. Escolha bem os integrantes

O primeiro e melhor lugar para procurar os membros do potencial grupo é perto de casa. Se você já possui um sistema de apoio de bons amigos e familiares cerque-se deles e embarque em um estilo de vida mais saudável. Outra opção é se envolver com vizinhos com o mesmo objetivo e que têm a mesma rotina diária que você. Para facilitar o engajamento dos participantes, mantenha o grupo pequeno, cerca de 4 a 6 pessoas. E não se preocupe muito com quantos participantes devem perder peso, mas sim com o seu compromisso de viver uma vida melhor. O objetivo comum deve ser comer refeições e petiscos saudáveis e equilibrados, que por sua vez irão resultar em perda ou controle de peso de peso. O importante é incentivar, apoiar e comemorar as vitórias dos outros, não importa quão pequena seja.

2. Estruturar o grupo

Determinar exatamente quando, onde e como o grupo vai funcionar. É recomendável que se façam reuniões de avaliação a cada duas semanas: Isso dá a cada pessoa tempo suficiente para trabalhar em seus objetivos entre as reuniões e definir suas maiores dificuldades. Considerando a natureza sensível do assunto, o ideal é que as reuniões sejam feitas na casa dos participantes, ao invés de lugares públicos. Um revezamento pode ser adotado e o anfitrião se encarrega de fornecer lanches inteligentes aos participantes. Esses lanches podem incluir cereais integrais e homus {pasta de grão-de-bico e tahine (pasta de gergelim)}, saladas enroladas em papel de arroz, e as castanhas.

3. Estabeleça metas

Ao invés de estabelecer metas dramáticas, cada membro deve definir um objetivo atingível, como diminuir um tamanho da roupa, tentando comer porções menores, ou perder 5 quilos. Estes objetivos não só devem ser compartilhados com o grupo, mas também gravados em um mural (ou outro acessório escolhido pelo grupo) com o objetivo individual de cada membro. É ainda recomendado que os membros utilizem um diário entre as reuniões para escrever tanto os seus desafios, como a insistente e angustiante fome da tarde, e as suas vitórias, para compartilhar na próxima reunião.

Individualmente e em seu próprio tempo, os membros devem pesar-se e gravar seu progresso, uma vez por semana. Tente usar a mesma balança sempre para maior precisão. Não caia na tentação de controlar seu peso com mais frequência. Nosso peso corporal normal apresenta flutuações diárias, que não são representativas do peso real ganho ou perdido.

4. Convidem especialistas

A realização de palestras irá ajudar a orientar os integrantes do grupo sobre as táticas a serem usadas em sua batalha da perda de peso. Por exemplo, um Nutricionista poderá ajudá-los a compreender como suas escolhas alimentares terão impacto na evolução de todos. Um profissional de educação física pode desmistificar a idéia de que fazer exercício é difícil. Afinal, comer bem é apenas uma parte da perda e manutenção do peso.

5. Apoiar-se mutuamente


A possibilidade de apoiar-se no outro e dividir os bons e maus momentos é uma forte razão para não entrar sozinho nessa batalha. Criem suas metas, descubra quem no grupo está lutando pela  mesma coisa e compartilhem idéias sobre como podem superar esses desafios.

Se algum dos membros não consegue chegar a uma escolha saudável de alimentação ou não se anima a fazer exercícios, a troca da receitas ou fazer exercícios dará a ele a opção de ter uma pessoa especial para ajudá-lo nos intervalos entre reuniões. E não se esqueça de sempre manter um ambiente leve e, talvez mais importante, celebrar as vitórias de todos ao longo do caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário