ADVERTÊNCIA

As informações contidas neste blog são apenas para fins informativos. NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. O autor não se responsabiliza por quaisquer consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar ou ação resultante da leitura ou utilização das informações contidas neste blog. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

CORTE CALORIAS AO COZINHAR

Quer cortar calorias quando cozinhar em casa? Tente essas idéias simples.

Não existe lugar melhor para encontrar uma comida saborosa,  com pouca gordura e sem calorias extras do que a sua própria cozinha. Quando cozinha em casa, você tem infinitas possibilidades para controlar a quantidade de gordura da comida. Aqui estão algumas maneiras simples de cortar calorias e gordura da tradicional comida caseira, sem sacrificar o sabor.

1. Substitua o amido

Um plano dietético que substitui alimentos ricos em amido, como arroz, massas e batatas por vegetais não amiláceos, foi testado com sucesso em um estudo da Universidade de British Columbia proporcionando significativa perda de peso e redução dos níveis de colesterol entre os participantes.


Alguns vegetais não amiláceos: brotos de alfafa, aspargos, brotos de bambu, folhas de beterraba, brócolis, couve, acelga, aipo, couves de Bruxelas, cebolinha, endívia, alho, feijão verde, alho-poró, alface, mostarda, quiabo, cebola, salsa, rabanetes, ruibarbo, espinafre, feijão, nabos, agrião.

2. Retire a pele após o cozimento.


Ao tirar a pele do frango antes de cozinhar, mesmo cobrindo ou enrolando a carne, ele pode ficar seco. Mas todos sabem que comer a pele é extremamente prejudicial à saúde e detona qualquer dieta. Então, para saborear um suculento e saboroso frango, cozinhe com a pele e depois a descarte antes de servir. Mas, isso não vai tornar a carne gordurosa? Não. Esse processo adiciona um único grama de gordura por porção e mantém os sucos da carne. Esfregue o tempero sob a pele para maximizar o sabor.

3. Troque o queijo.

O queijo pode ser uma forma tentadora de alimento com alto teor de gordura, mas comer pouca gordura não significa que você tenha necessariamente que se sujeitar às insípidas variedades sem gordura. Escolha queijos saborosos e use-os em menor quantidade. Por exemplo, se a receita pede um copo de queijo cheddar, use ½ copo de parmesão ralado. Assim você terá um sabor mais intenso e gratificante, além de reduzir 250 calorias de sua receita.

4. Faça em casa.


Hambúrguer é outra tentação. Mas a versão encontrada nos supermercados é um veneno que pode ter mais  de 37 gramas de gordura e 440 calorias. Faça seu próprio hambúrguer em casa. Para uma opção com maior redução de gordura, substitua a carne vermelha por frango. Use apenas a clara para dar liga aos ingredientes ao invés de usar o ovo inteiro. Você pode aumentar o sabor acrescentando cebola e ervas de sua preferência.  

5. Mantenha a cremosidade sem usar creme

Você quer fazer uma deliciosa massa com molho cremoso à base de creme de leite, mas sabe que assim estará sabotando seu objetivo de perder peso. O que fazer para saborear essa delícia mantendo o sabor e a cremosidade sem peso na consciência?  Simples! Misture ricota ou queijo cottage com leite desnatado para substituir o creme de leite. Essa simples substituição pode reduzir 632 calorias e 85 g de gordura na sua massa.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário