ADVERTÊNCIA

As informações contidas neste blog são apenas para fins informativos. NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. O autor não se responsabiliza por quaisquer consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar ou ação resultante da leitura ou utilização das informações contidas neste blog. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

DIABETES: PEQUENOS TRUQUES, GRANDES RESULTADOS.

 Fonte: Health.com

Quando se fala em diabetes tipo 2, dieta e exercícios são fundamentais. Porém, você deve focar em objetivos que estimulem a busca do sucesso, ao invés daqueles que certamente levarão ao fracasso por serem complicados e penosos. Essas metas devem ser pequenas e bem especificadas para cada pessoa. Assim como muitos outros, você deve ter a experiência de ir a um profissional de saúde e ouvi-lo dizer: "Você realmente precisa perder peso”. Mas, o que significa isso? Bem, nessa hora as metas pequenas e individuais fazem uma grande diferença.

Primeiro passo: Em que nível você está?


Preste atenção aos seus hábitos alimentares e de exercício e determine o que será mais fácil de mudar. Não tente fazer grandes mudanças que são difíceis de manter.

Fazendo uma comparação com provas de atletismo, a diabetes é uma maratona, não uma corrida de cem metros. Portanto, faça mudanças em sua vida, mas uma de cada vez. Aqui estão algumas maneiras de começar.
 
Mantenha um registro de sua atividade física.

É normal que as pessoas superestimem a quantidade de exercícios que fazem. Isso pode ser evitado com anotações. Assim, você terá uma avaliação honesta do seu progresso.
 
Leve sua comida.


Evite comer em restaurantes ou lanchonetes. Quando comem nesses lugares as pessoas tendem a consumir  grandes porções, muitas calorias e alta quantidade de gordura, facilitando a perda de controle. E as pesquisas confirmam o óbvio: existe uma associação direta entre comer mais e ter um peso corporal maior.

Preparando sua comida em casa e levando-a consigo você controla os ingredientes e o tamanho das porções. Se não conseguir fazer isso todos os dias, não desanime, faça o máximo de vezes que puder.

Não se prenda a gostos antigos.

Você tem o costume de passar na lanchonete e tomar um capuccino antes de chegar ao trabalho?  Ao invés disso tome um copo de café com leite desnatado e substitua o pão de queijo por uma barra de cereais.

Faça escolhas saudáveis.


Sempre haverá um dia em que você irá querer comer em um restaurante ou lanchonete, e não há problema se isso for ocasional. Porém, quando acontecer, faça escolhas saudáveis. Por exemplo, em qualquer restaurante ou rede de fast food, uma escolha amigável para diabéticos pode ser frango grelhado com uma salada e molho com baixo teor de gordura. O importante é que você tenha a capacidade de resolver esses pequenos contratempos. Você não precisa se abster dos prazeres da vida, apenas deve mudar suas escolhas alimentares.

Conte seus passos.

Com os práticos e eficientes pedômetros, disponíveis em lojas de artigos esportivos, você pode contar o número de passos que dá. Conte os passos que der no primeiro dia e em seguida defina uma meta de, lentamente, aumentar esse número. Embora os especialistas recomendem dar 10000 passos por dia, para se ter boa saúde, sinta-se livre para definir metas executáveis. Talvez você queira aumentar 100 passos todos os dias até atingir a meta. Ou talvez prefira alcançá-la de outra forma.

Sempre tenha goma de mascar.


Masque um pedaço de chicletes sem açúcar (mas não muitos. Algumas gomas de mascar sem açúcar contêm edulcorantes que podem perturbar o seu estômago, em doses altas). Eles podem “enganar” a necessidade de um lanche e deixar em sua boca um sabor fresco e mentolado que você não vai querer estragar com um saco de batatas fritas.

Experimente novas frutas e vegetais.

Não é difícil experimentar novos sabores. Com a variedade disponível para venda hoje em dia, essa estratégia poderia apresentar você a novas delícias por meses. No entanto, faça o teste do nível de açúcar no sangue sempre que experimentar algo novo, especialmente frutas. Algumas podem ter um efeito maior sobre o açúcar do sangue do que outras, e se isso ocorrer você pode ter que limitar o consumo.

Diminua o tamanho do prato.


O tamanho da porção é importante. Sirva-se menos comida em pratos menores e a tendência será de você comer menos do que se tiver um prato grande com uma grande refeição.

Teste a glicose após as refeições.

Meça seu nível de açúcar no sangue com um monitor de glicose, duas a três horas após as refeições. Com o tempo você perceberá quais alimentos fazem seu nível de açúcar no sangue subir. Pode acontecer de seu açúcar no sangue ficar muito alto, mas não se deixe abater com isso, tenha sempre em mente seu objetivo de fazer o melhor. Certamente você vai cometer erros e saber que está tudo bem, pois terá condições de corrigi-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário