Todos nós estamos acostumados com orientações dietéticas focadas nos nutrientes e vitaminas dos alimentos. Qual proporção de gorduras, proteínas e carboidratos fazem bem para a saúde? Ou quanto de diferentes vitaminas e minerais precisamos para nos protegermos de doenças? Mas, uma nova recomendação nutricional do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) tem outra ênfase: controle de peso.
Mesmo quando não ocorre o excesso de peso, a má alimentação e a falta de atividade física estão associadas com as principais causas de mortalidade. Lógico que não basta cortar calorias para se ter saúde, a qualidade dos alimentos é muito importante, por isso, as orientações dietéticas incluem recomendações sobre quais são os alimentos a cortar e quais se deve aumentar:
2.Pelo menos metade de todos os grãos consumidos deve ser de grãos integrais. Aumentar a ingestão de cereais integrais, substituindo os grãos refinados.
4.Escolha uma variedade de alimentos protéicos, que incluem frutos do mar, carnes magras e aves, ovos, feijões e ervilhas, produtos de soja, nozes e sementes sem sal.
5.Escolha mariscos no lugar de algumas carnes e aves.
7.Use óleos vegetais saudáveis sempre que possível.
7 alimentos para cortar do seu prato
1. Reduzir a ingestão diária de sódio. Ver tabela divulgada na postagem QUEM PRECISA REDUZIR O CONSUMO DE SAL?
3. Consumir menos de 300 mg por dia de colesterol.
4. Mantenha o consumo de gordura trans o mais baixo possível.
5. Reduzir a ingestão de calorias provenientes de gorduras e alimentos com adição de açúcar.
6. Limite o consumo de alimentos que contenham grãos refinados (farinha branca), principalmente aqueles com gorduras, adição de açúcares e de sódio.
7. Se optar por consumir bebidas alcoólicas faça-o com moderação - até uma dose por dia para mulheres e duas para os homens, considerando-se adultos saudáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário