ADVERTÊNCIA

As informações contidas neste blog são apenas para fins informativos. NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. O autor não se responsabiliza por quaisquer consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar ou ação resultante da leitura ou utilização das informações contidas neste blog. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde.

sábado, 4 de setembro de 2010

SEGURANÇA ALIMENTAR PARA FUTURAS MAMÃES

Fonte: FDA (U.S. Food and Drug Administration)
As mulheres grávidas devem ser especialmente cuidadosas ao preparar a comida para evitar doenças transmitidas por alimentos.
O que é uma doença de origem alimentar?
* É uma doença que ocorre em pessoas que comem ou bebem microorganismos nocivos (bactérias, parasitas, vírus) ou contaminantes químicos encontrados em alguns alimentos ou água potável.
* Os sintomas variam, mas geralmente podem incluir dores de estômago, vômitos, diarréia, febre, dor de cabeça ou dores no corpo.
Por que as mulheres grávidas são de alto risco?
* Você e seu feto em crescimento são de alto risco para uma doença de origem alimentar, porque, durante a gravidez, o sistema imunológico está enfraquecido, e isso torna mais difícil para o seu corpo afastar microorganismos nocivos transmitidos por alimentos.
* O sistema imunológico do seu bebê não está desenvolvido o suficiente para afastar microorganismos nocivos transmitidos por alimentos.
* Para a mãe e o bebê, doenças de origem alimentar podem causar sérios problemas de saúde ou mesmo morte.
Existem muitas bactérias que podem causar doenças de origem alimentar, tais como E. coli e Salmonela. Abaixo, oferecemos quatro passos simples que você deve cumprir para manter, você e seu bebê, saudáveis.

1. Limpar
* Lave bem as mãos com sabão e água morna.
* Lavar as mãos antes e após o manuseio de alimentos e após usar o banheiro, trocar fraldas ou tocar em animais de estimação.
* Lave as tábuas de corte, pratos, utensílios e bancadas com água quente e sabão.
* Lavar frutas e verduras cruas com água corrente.

2. Separar

* Separe a carne crua, aves, frutos do mar crus dos alimentos prontos para consumir.

* Se possível, use uma tábua de corte para carne crua, aves, peixes e frutos do mar, e outra para frutas e legumes.

* Coloque alimentos cozidos em um prato limpo. Se você colocar alimentos cozidos em um prato sujo que tinha carne crua, aves, peixes e frutos do mar, as bactérias dos alimentos crus podem contaminar os alimentos cozidos.

3. Cozinhar
* Cozinhe bem os alimentos. Use um termômetro de alimento para ver as temperaturas.
* Mantenha os alimentos fora da zona de perigo: A faixa de temperatura que permite o crescimento das bactérias é geralmente entre 4 ° C e 60 ° C.
* Regra 2 horas: Descartar alimentos deixados fora da geladeira em temperatura ambiente por mais de duas horas.

4. Esfriar
* O refrigerador deve indicar uma temperatura de 4 ° C ou menos, e o freezer deve ser de -18 ° C. Coloque um termômetro na geladeira e meça a temperatura regularmente.

* Refrigerar ou congelar os alimentos perecíveis (alimentos que podem estragar ou tornar-se contaminados com as bactérias se não forem refrigerados).

* Use alimentos perecíveis prontos para consumo (laticínios, carne, frango, peixe e marisco), logo que possível
Os três riscos de doenças transmitidas por alimentos para mulheres grávidas.
Como futura mamãe, há três riscos específicos de doenças transmitidas por alimentos que deve manter em mente. Estes riscos podem causar doenças graves ou morte para você e seu bebê. Siga estes passos para ter uma gravidez saudável.

1. Listeria
O que é
bactérias nocivas que podem crescer em temperaturas de refrigeração onde a maioria das outras bactérias de origem alimentar não podem.
Onde está
alimentos refrigerados prontos para comer, o leite cru e produtos lácteos.
Como prevenir doenças
* Siga as 4 etapas simples acima.
* Não coma cachorros-quentes e carnes do almoço a não ser que sejam mantidos aquecidos no vapor.
* Não comer queijos a menos que o rótulo indique que eles são processados com leite pasteurizado.
* Não comer patê refrigerados ou carne processada.

* Não comer peixe defumado refrigerados ou frutos do mar, a menos que seja cozido.

* Não beba leite cru ou não pasteurizado nem coma
alimentos preparados com ele.

2. O metilmercúrio
O que é
Metal que pode ser encontrado em determinados peixes. Em níveis elevados, pode prejudicar o desenvolvimento do sistema nervoso do feto.
Onde está
peixes predadores, tais como o tubarão, peixe telha, cavala, espada, bagre, tucunaré, atum, piranha.

Prevenção da doença

* Evite o consumo dos peixes citados acima, eles podem conter níveis elevados de metilmercúrio.

* Comer peixe ou frutos do mar cozidos não vai trazer problemas se você selecionar uma variedade de outras espécies durante a gravidez ou quando estiver tentando engravidar. Você pode comer até 300 gramas (média de 2 refeições) por semana de peixes e mariscos que tenham menos mercúrio. Cinco dos peixes que são consumidos com maior frequência e têm um baixo nível de mercúrio são camarão, atum enlatado light, salmão, sardinha, linguado.

3. Toxoplasma
O que é
Parasita prejudicial. Provoca uma doença chamada toxoplasmose, que pode ser difícil de detectar.
Onde está
A carne crua e mal cozida, frutas e vegetais não lavados, solos, caixas de areia do seu bichinho de estimação sujas e lugares ao ar livre onde as fezes de animais podem ser encontradas.

Prevenção da doença

* Siga as 4 etapas simples acima.
* Se possível, ter alguém para mudar a areia da caixa. Se você tem que limpar, lavar as mãos com água morna e sabão depois.

* Use luvas quando trabalhar com jardinagem ou manipular uma caixa de areia.

* Não pegue um novo animal, enquanto você está grávida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário