ADVERTÊNCIA

As informações contidas neste blog são apenas para fins informativos. NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. O autor não se responsabiliza por quaisquer consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar ou ação resultante da leitura ou utilização das informações contidas neste blog. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

7 SIMPLES HÁBITOS DIÁRIOS PARA SE LIVRAR DA AZIA

Comer direito alivia a Azia

 Fonte: Health.com


Antiácidos sem receita ou mesmo a prescrição de medicamentos, são os tratamentos mais comuns para a doença de refluxo gastroesofágico (DRGE). Nos casos mais graves, a cirurgia pode até ser necessária. Mas, independentemente de quão ruins são os seus sintomas de DRGE, o êxito na luta contra a azia e o refluxo ácido também exige algumas mudanças no estilo de vida, que vão desde o alimento que você come até as roupas que veste. Embora o problema não se limite à alimentação, o NOSSO PLANETA SAÚDE trás para você essas ótimas dicas.

Se você se lembrar deles todos os dias, estes sete hábitos podem ajudar a minimizar os sintomas da DRGE.

Refeições pequenas e frequentes

As refeições muitas vezes são como um gatilho para os sintomas da DRGE. Na verdade, comer em restaurantes self service é quase sempre um passo para a azia.

Um estômago muito cheio pode relaxar a válvula entre o esôfago e o estômago (conhecido como esfíncter esofágico inferior), empurrando os ácidos do estômago de volta para o esôfago.

Coma várias e pequenas refeições ao longo do dia em vez do café da manhã padrão, almoço e jantar. (Não faça a última refeição tarde demais, pois comer perto da hora de dormir pode desencadear sintomas DRGE .

Corte o bolo

Seja chocolate ou cafeína, certos alimentos e bebidas são notórios por aumentar os sintomas da DRGE.

A lista inclui alimentos condimentados, carne vermelha gorda, batata frita (e outras frituras), frutas cítricas, cebola crua, tomate, manteiga, azeite, pimenta, chocolate e cafeína.


Não consumir bebida alcoólica.


O álcool é uma má idéia para a maioria das pessoas com RGE, especialmente se você beber muito, ou regularmente.

O álcool relaxa o esfíncter esofágico inferior, que permite a fluência ácido do estômago para o esôfago.
Um estudo de 1999, publicado no American Journal of Medicine constatou que o percentual de pessoas que relataram sintomas de refluxo aumentou com o número de drinques consumidos semanalmente. Aqueles que beberam mais de sete drinques por semana tinham mais probabilidade de ter azia.
Outro motivo para perder quilos

Excesso de peso pode contribuir para a azia e refluxo ácido. Um estudo de 2003 com mais de 10.000 pessoas, publicado no International Journal of Epidemiology encontrou uma forte ligação entre sintomas de DRGE e índice de massa corporal (IMC). As pessoas obesas são quase três vezes mais propensas que pessoas de peso normal a ter azia e refluxo ácido.

Os especialistas não sabem exatamente por que. O excesso de gordura abdominal pode colocar pressão sobre o estômago, mas também pode causar alterações químicas ou hormonais que tornam o organismo mais suscetível à doença do refluxo ácido.
Ouvir
Ler foneticamente

Não use roupas apertadas

Muito parecido com o excesso de gordura da barriga, a roupa apertada na barriga pode forçar seu estômago e empurrar o ácido para o esôfago.

Claro que o visual com essas calças fica bonito, mas vale a pena? Se você tem azia, ignore cintos, cintas, meias, roupas íntimas e tudo que possa ser muito apertado.

Durma melhor erguendo a cabeça

O que o sono tem a ver com azia? Mais do que você imagina. Evite comer antes de deitar e eleve a sua cabeça de quinze a vinte centímetros, enquanto você dorme.

Esta posição não irá necessariamente reduzir a frequência de refluxo ácido, mas pesquisas mostram que ela ajuda o estomago a drenar o ácido do esôfago mais rapidamente. Um estudo relatou um aumento de 67% no tempo de liberação ácida.

Não possui uma cama ajustável? Escore sua cama em blocos feitos sob medida ou use uma cunha de espuma. (Dormir com almofadas não é tão eficaz).

 Parar de fumar

Todo mundo sabe os danos do fumo para o coração e pulmões. Mas e sobre o sistema digestivo? Sim, isso também.

A nicotina, como o álcool, pode agravar os sintomas da DRGE através do relaxamento do esfíncter inferior do esôfago, que provoca a volta do ácido do estômago para o esôfago.

Fumar também faz com que os sais biliares migrem do intestino delgado para o estômago e reduz a quantidade de saliva produzida. (A saliva ajuda a lavar o ácido estomacal para fora do esôfago e contém um antiácido natural, o bicarbonato).


Nenhum comentário:

Postar um comentário