ADVERTÊNCIA

As informações contidas neste blog são apenas para fins informativos. NÃO DEVEM SER CONSIDERADAS COMO CONSELHOS MÉDICOS. O autor não se responsabiliza por quaisquer consequências de qualquer tratamento, procedimento, exercício, modificação alimentar ou ação resultante da leitura ou utilização das informações contidas neste blog. A publicação dessas informações não constitui prática de medicina e essas informações não substituem o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde. Antes de empreender qualquer forma de tratamento, o leitor deve procurar o conselho de seu médico ou outro profissional de saúde.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

COMER BEM PARA UMA BOA SAÚDE

Fonte: Harvard Health Publications

Ligue a TV, abra um jornal, ou inicie o seu computador e você irá obter algumas notícias confusas sobre dieta e saúde. Não deixe isso te distrair ou fazer você correr para a loja de guloseimas. Em vez disso, lembre-se de quatro fatos principais:

1. O que você come afeta a sua aparência, sua energia e conforto, e, acima de tudo, a sua saúde

 2. A obesidade já virou uma epidemia mundial. Nos Estados Unidos, duas de cada três pessoas estão com sobrepeso ou obesos. O Brasil não fica atrás, o número de brasileiros acima do peso, em 2010, chega a 38 milhões, ou seja, cerca de 20% da população. Diabetes e pressão alta estão em ascensão. Os ataques cardíacos, derrames e câncer são tristemente comuns. Muitos fatores contribuem para esses problemas complexos, mas as razões básicas são simples: comer muito, escolher os alimentos errados, e não fazer bastante exercício.

3. Os cientistas sabem qual dieta é melhor para a saúde (ver abaixo). A abordagem mudou e é provável que mude um pouco mais, mas os fatos principais são os mesmos.

4. Comer bem não é um castigo, mas uma oportunidade. Se você sabe por que é importante e o que fazer, você vai achar agradável e satisfatório. E se você estabelecer um padrão geral de nutrição saudável, você vai ter muito espaço de manobra para saborear as guloseimas que mais interessam a você.

Seus objetivos:

Cientistas e médicos americanos sugerem o que eles chamam de dieta terapêutica da mudança do estilo de vida, em inglês TLC (Therapeutic Lifestyle Changes). A TLC prevê metas para os americanos, que podem e devem ser seguidas por todos nós.

Calorias totais
Ajustada em conjunto com os exercícios para alcançar ou manter um peso corporal saudável. (o seu médico ou um nutricionista pode ajudar você a descobrir quantas calorias você, pessoalmente, deve consumir).
Total de gordura
25% a 35% do total de calorias
Gordura saturada
Menos de 7% do total de calorias
Gordura poliinsaturada
Até 10% do total de calorias
Gordura monoinsaturada
Até 20% das calorias totais
Colesterol
Inferior a 200 mg por dia
Proteínas
Aproximadamente 15% das calorias totais
Fibra
O instituto Americano de medicina recomenda:
 * Homens com 50 anos e mais jovens, 38 gramas por dia
 * Mulheres de 50 e mais jovens, 25 gramas por dia
* Homens com mais de 50, 30 gramas por dia
* Mulheres com mais de 50, 21 gramas por dia

Faça mudanças

Aqui estão cinco dicas para criar uma dieta saudável que você possa desfrutar.

1 Aprender a pensar sobre o alimento de uma maneira nova. Anos atrás, carne e batata eram os ideais. Agora sabemos que os vegetais, frutas, cereais integrais, nozes e peixes são os melhores.
 
2 Experimente novas receitas e planos de refeições. Seja criativo e se arrisque. Ao invés de temer a sua nova dieta, divirta-se com ela.

3 Mudança lenta. Por volta dos 40 anos, você terá comido cerca de 40.000 refeições, além de muitos lanches. Dê-se tempo para mudar, visando um item por semana.
Comece mudando seu café da manhã, evite o consumo de produtos fabricados com farinha processada, passe a comer pães e biscoitos de grãos integrais, além da aveia, cereais integrais e frutas. Se você simplesmente não pode parar 10 minutos para se sentar e tomar o café da manhã, lance mão das barras de cereais ricas em fibras em vez de salgadinhos e pão de queijo na lanchonete.

Em seguida, experimente saladas, iogurte desnatado ou queijo cottage que tem baixo teor de gordura, sanduíches naturais com poucas calorias e frutas para o almoço.

Se for petiscar, faça-o com castanhas sem sal, frutas, vegetais crus ou uma barra de cereal.

Para o jantar, peixes, aves sem pele, feijão, arroz integral, macarrão de trigo integral, e, claro, saladas e vegetais.

Frutas e doces de baixo teor de gordura são exemplos de sobremesas permitidas. E não há nada de errado com o ocasional bolo, pizza, ou chocolates, desde que os pedaços sejam moderados.

4 Seja tranquilo a respeito de sua dieta. Você nunca encontrará um alimento perfeito. Nem tudo em seu prato precisa ter um objetivo maior. Leve seus gostos e preferências em conta. Se a carne assada é a sua comida favorita, tudo bem comê-la, mas tente fazer isso num almoço festivo de domingo. As escolhas são suas, e ter um espaço de manobra para ceder às suas paixões melhora a sua dieta em geral.


5 Tenha uma visão de longo alcance. Não fique com raiva de si mesmo se você escorregar ou se "enganar" de vez em quando. Não se preocupe com todas as refeições, muito menos a cada garfada. Seus picos e vales nutricionais irão se equilibrar se o seu padrão dietético geral for saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário