Fazer dieta nas férias é como tentar andar em um campo minado. Conheça os maiores destruidores de dieta.
Fonte: Webmd
Horrores da comida de férias e festas
É a temporada da tentação - e as evidências sugerem que a maioria de nós cede a ela. Um estudo no New England Journal of Medicine mostra que a pessoa ganha em média meio quilo durante as férias e nunca perde. Isso se soma ao sério ganho de peso da população mundial nos últimos anos. E para aqueles com níveis elevados de colesterol ou pressão arterial elevada, as armadilhas são abundantes na mesa de jantar. Felizmente, existem maneiras de evitar a destruição causada pelos alimentos das férias. Veja a lista de alimentos que são ruins e bons.
Ruim: Pele de Aves
A pele do peru e do frango é carregada com gordura saturada. As gorduras saturadas são mais elevadas em calorias do que proteínas ou carboidratos, e contribuam para o colesterol elevado. Outro senão é a carne escura, que tem mais gordura por pedaço que a carne branca.
Bom: Sirva-se do peito ou outras carnes brancas.
Ruim: Recheio
Recheio normalmente é carregado com manteiga e carnes com alto teor de gordura, como salsichas. Uma única colher pode ter até 550 calorias.
Bom: Substitua a manteiga por caldo de galinha com pouco sal e troque a linguiça de porco por uma alternativa de baixo teor de gordura.
Ruim: Purê de Batatas Amanteigado
Normalmente, muito leite, manteiga e sal são usados neste clássico alimento. Uma xícara de purê de batatas caseiro feito com leite integral e manteiga tem 238 calorias.
Bom: Amasse as batatas sem leite, manteiga, ou sal. Misture com caldo de galinha sem sal ou, se não quiser abrir mão do leite use o desnatado.
Ruim: Doce de Batata-Doce
As batatas doces são um dos vegetais mais nutritivos que existem. Elas têm vitaminas A e C, além de uma dose de cálcio e potássio. Mas, muitas vezes são servidas de forma decididamente pouco saudável – O doce é feito com leite, manteiga, e muito açúcar.
Bom: Tire a manteiga, substitua o açúcar por adoçante forno e fogão e acrescente canela em pó. Isso irá reduzir calorias e gordura, não o sabor.
Ruim: Torta de Noz Pecan
Embora as pecans sejam ricas em gorduras saudáveis, vitaminas e minerais, a torta de nozes é um campo minado de açúcar e calorias. Uma fatia de torta de nozes típica tem de 500 a 800 calorias. Isso porque geralmente é feita com grande quantidade de xarope de milho, manteiga e açúcar.
Bom: Mordisque nozes picadas em uma vasilha. Se você não consegue resistir à torta, opte por uma fatia muito pequena.
Ruim: Salgadinhos de festa
Tenha cuidado com a festa de natal ou de virada de ano - canapés e outros aperitivos extravagantes estão frequentemente cheios de gordura. Cada um é pequeno, mas as calorias acumulam-se rapidamente quando há um interminável desfile deles.
Bom: camarão e frutas frescas refrigeradas são nutritivos aperitivos de baixa caloria.
Ruim: Carne de porco empanada
Outro aperitivo clássico, cada pedacinho tem 6 gramas de gordura e pouco a oferecer em termos de nutrição.
Bom: Fruta empanada é uma ótima alternativa. Enrole figos ou fatias de caqui com uma tira fina de prosciutto, em seguida leve ao forno por 8-10 minutos.
Ruim: Bolos e Biscoitos
Você não quer ceder aos doces, mas não também não quer ignorar seus desejos. Carboidratos desencadeiam a liberação de serotonina, uma substância química cerebral que estimula o humor. A serotonina também pode combater o ganho de peso, fazendo que você saiba que já comeu o suficiente para se satisfazer.
Bom: A solução é fazer lanches com carboidratos complexos, como cereais ou biscoitos de grãos integrais.
Ruim: Chocolates ao leite
Chocolates ao leite são ricos em gordura e pobres em compostos de combate a doenças, encontrados em formas mais puras de chocolate escuro. Caramelos ou chocolate recheados de creme também não são bem vindos no departamento de saúde.
Bom: Chocolate amargo com pelo menos 70% de cacau é o mais benéfico, mas somente em pequenas quantidades. Vários estudos sugerem que um quadradinho ou dois por dia pode ajudar a prevenir doenças cardíacas.
Evite alimentos ruins de férias
Saber quais são os alimentos ruins é apenas metade da batalha. Ajude-se a resistir à tentação com estas dicas:
* Engaje em uma conversa para retardar o ritmo que você come;
* Nas festas, sente-se longe da mesa do buffet;
* Retire-se da mesa de jantar quando estiver satisfeito;
* Masque chicletes para reduzir o desejo de mordiscar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário