GANHAR A GUERRA CONTRA O CÂNCER.
Fonte: Leslie Barrie / Healthcom
Para reduzir o risco de câncer, você não precisa mais do que a sua geladeira. "Todos os estudos sobre câncer e nutrição apontam para comer alimentos de origem vegetal por seus fitonutrientes e outros compostos especiais", diz Richard Béliveau, PhD, especialista na prevenção e tratamento do câncer da Universidade do Quebec em Montreal, e autor de Alimentos para combater o câncer.
O objetivo é consumir de 5 a 9 porções diárias de todos os tipos de frutas e legumes, especialmente as seis estrelas:
BRÓCOLIS
Todos os vegetais crucíferos (couve-flor, repolho, couve) contêm propriedades anticancerígenas, mas o brócolis é o único com uma quantidade considerável de sulforafano, um composto particularmente potente que estimula as enzimas protetoras do corpo e elimina as substâncias químicas causadoras de câncer. Um estudo recente da Universidade de Michigan em ratos descobriu que o sulforafano também combate células tronco cancerosas que ajudam no crescimento do tumor.
Ajuda a combater:
Câncer de mama, fígado, pulmão, próstata, pele, estômago e de bexiga
Consumo:
Quanto mais, melhor, sugere a pesquisa, portanto, consuma brócolis sempre que puder, seja em saladas e omeletes ou como recheio de pizzas.
FRUTAS VERMELHAS
Todos os frutos são embalados com fitonutrientes que combatem o câncer. Mas as framboesas pretas, em particular, contêm altas concentrações do ativo fitoquímico chamado antocianina, que retarda o crescimento de células pré-malignas e mantém a formação de novos vasos sanguíneos, segundo Gary D. Stoner, PhD, professor de medicina interna da The Ohio State University College of Medicine.
Ajuda a combater:
Câncer de cólon, esôfago, oral e de pele
Consumo:
Stoner usou um pó concentrado em seus estudos, mas diz que meia xícara de frutas por dia pode ajudar a sua saúde também.
TOMATE
Esta suculenta fruta é a melhor fonte dietética de licopeno, um carotenóide que dá aos tomates sua cor vermelha, diz Béliveau. E isso é uma boa notícia, porque foi descoberto em um estudo de Nutrição e Câncer que o licopeno interrompe o crescimento de células de câncer endometrial. O câncer de endométrio provoca cerca de 8.000 mortes por ano.
Ajuda a combater:
Câncer de pulmão, endométrio, próstata e estômago
Consumo:
Os maiores benefícios vêm de tomates cozidos, uma vez que o processo de aquecimento aumenta a quantidade de licopeno que seu corpo é capaz de absorver.
NOZES
Tem sido demonstrado que os fitoesteróis das nozes bloqueiam os receptores de estrógeno em células de câncer de mama e possivelmente desaceleram o crescimento dessas células”, diz Elaine Hardman, PhD, professora adjunta na Marshall University School of Medicine, em Huntington, West Virginia .
Ajuda a combater:
Câncer de mama e de próstata
Consumo:
Comer 28 gramas de nozes por dia, pode produzir os melhores benefícios, Hardman descobriu em sua pesquisa.
ALHO
Fitoquímicos no alho foram considerados capazes de deter a formação de nitrosaminas, substâncias cancerígenas formadas no estômago (e no intestino, em determinadas condições), Béliveau diz. Na verdade, o estudo “Saúde da Mulher” realizado em Iowa descobriu que mulheres com maiores quantidades de alho na dieta tiveram uma redução de 50 por cento no risco de certos cânceres do cólon do que as mulheres que comiam menos.
Ajuda a combater:
Câncer de mama, cólon, esôfago e estômago
Consumo:
Pique um dente de alho fresco e esmagado, (esmagamento ajuda a liberar as enzimas benéficas), e utilize na preparação de pratos.
FEIJÃO
Um estudo fora da Michigan State University descobriu que o feijão preto e o branco reduziram significativamente a incidência do câncer de cólon em ratos, em parte porque uma dieta rica em legumes aumenta os níveis do butirato de ácidos graxos, que em altas concentrações tem efeito protetor contra o crescimento do câncer. Outro estudo, na revista Crop Science, descobriu que o feijão é especialmente eficaz na prevenção do câncer de mama em ratos.
Ajuda a combater:
Câncer de mama e de cólon
Consumo:
Você pode consumir o feijão de várias formas como, ensopado, em saladas ou como preferir.
O QUE NÃO COMER:
Gorduras animais
Embora os investigadores ainda estejam tentando determinar quais os alimentos que têm os maiores benefícios contra o câncer, nós sabemos o que não comer, se você quiser se proteger, diz Cheryl Forberg, RD, autor de "Positively Ageless.
Gorduras de origem animal: carne, queijo e manteiga podem ser ricos em gordura saturada, o que tem sido associado à obesidade, grande predecessora do câncer. Opte por fontes de proteína magra, como peixe, laticínios com baixo teor de gordura, e o maravilhoso feijão.
Carnes processadas
Um cachorro quente ou algumas fatias de bacon de vez em quando não vão matar você, mas não os torne frequentes em sua dieta. Algumas carnes curadas tendem a ter elevados níveis de nitratos e nitritos, conservantes que podem, em grandes quantidades, aumentar o risco de câncer de estômago e outros.
O QUE NÃO BEBER:
Álcool em excesso
Contente-se com uma dose! O consumo de álcool está associado a um risco aumentado de câncer de boca, esôfago e de mama.
Nenhum comentário:
Postar um comentário